Docentes do Campus publicam artigo científico sobre atividade desenvolvida no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Para introduzir o conteúdo sobre Engenharia de Requisitos, no quarto nível do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Sertão, os docentes desenvolveram uma atividade que demandou a participação ativa dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, por meio de jogos recreativos, de tabuleiro e de cartas. Essa experiência foi relatada num artigo científico publicado na última edição da Revista Contexto & Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, classificada como qualis A2 pela CAPES. O artigo tem tripla autoria e é assinado pelos docentes Lis Ângela De Bortoli, Ana Sara Castaman e Emerson Rogério de Oliveira Júnior.

Conforme os autores, “a Engenharia de Requisitos é uma atividade importante do processo de desenvolvimento de software, responsável por extrair e definir as necessidades do sistema” e “um engenheiro de requisitos deve ter habilidades específicas, além de entender de tecnologia, uma vez que atuará de forma estreita com pessoas (usuários/clientes) de diferentes perfis”. Desse modo, o objetivo da experiência é “além de trabalhar o conteúdo de forma diferenciada, é aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem, apresentando mecanismos que estimulem o grupo dos estudantes a trabalhar em grupo e a explorar, relacionar, coparticipar de atividades, aperfeiçoar a forma como se comunicam, possuir mais comprometimento e enfrentar desafios, vindo ao encontro do que se espera de um bom profissional, de acordo com o perfil do egresso do curso de ADS e das diretrizes da ACM”.

O artigo está disponível on-line, no site da Revista, ao qual você pode ter acesso clicando link: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/issue/view/287