Docente do Campus Sertão é premiada com 2º lugar no Concurso de Fotografias do Núcleo de Memória do IFRS

A docente Daniela Lippstein do Campus Sertão conquistou o 2º lugar na categoria “Paisagens e ambientes no IFRS” do Concurso de Fotografias do Núcleo de Memória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (NuMem IFRS). A segunda edição do concurso teve o tema “O IFRS nosso de cada dia: o cotidiano em imagens” e recebeu 200 imagens, de alunos, servidores e terceirizados.

As  fotografias vencedoras de cada categoria foram divulgadas durante a oitava edição do Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino, no dia 23 de novembro, às 17h, no Ginásio de Esportes do Campus Bento Gonçalves.  Os autores receberam certificados de menção honrosa e medalhas, além de integrar o ebook da II edição do Prêmio Mérito Extensionista.

O Concurso de Fotografias do IFRS é organizado pelo Núcleo de Memória Central, com apoio dos Núcleos dos campi Erechim e Sertão e da Pró-reitoria de Extensão (Proex). Todas as fotografias participantes irão compor o repositório digital do NuMem/IFRS, devidamente preservadas como registros históricos do quotidiano.

A fotografia de Daniela foi intitulada “Sobre os tons de verde do IFRS”. Conforme a docente, “as fotografias têm a sensível capacidade de compartilhar o olhar. A imagem está ali, mas cada um de nós a vemos de uma forma única e singular e, pela fotografia, temos a oportunidade de demonstrar como compreendemos esses momentos. As paisagens do IFRS – Campus Sertão são inspiradoras por natureza. No dia em que a foto foi registrada, ao contemplar a paisagem do campo, inspirei fundo, o sentimento de tranquilidade, gratidão e serenidade veio acompanhado da vontade de eternizar aquele momento, colorido pelo outono, em um registro, o registro sobre os tons de verde do IFRS”.  Daniela destaca que a premiação foi inesperada e recebida com muita alegria: “é gratificante compartilhar o olhar sobre esse momento, conhecer os retratos inscritos no concurso e contribuir para a história do IFRS”.

Confira abaixo os vencedores do Concurso de Fotografia do IFRS
Amizades

1º lugar – Relações e amizades no cotidiano escolar.

Miriã Hilário Bitencourte, do Campus Osório

2º Sempre cabe mais um…

Mauricio Fonseca dos Santos, do Campus Alvorada

3º  R-Existência

Vinícius Barcellos Vieira Silveira, do Campus Rio Grande

Paisagens

1º lugar – Intervalo

Lucas da Silva Vilarinho da Silveira, do Campus Alvorada

2º lugar – Sobre os tons de verde do IFRS

Daniela Lippstein, do Campus Sertão

3º lugar – Entardecer

Gabriel Rodrigues Ditadi, do Campus Vacaria

Atividades quotidianas

1º lugar – Ir e Vir. O Quotidiano das atividades do IFRS no Técnico em Processos Fotográficos.

Alexandre Corrales, do Campus Alvorada

2º lugar Caminhos.