Docente do Campus Sertão e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica participa da Reunião Nacional da ANPEd

Nos dias 22 a 27 de outubro, a professora Dra. Ana Sara Castaman do Campus Sertão e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), participou da 41ª Reunião Nacional da ANPEd, em Manaus (AM). Ana Sara juntamente com as professoras Liliana Soares Ferreira, Mariglei Severo Maraschin e Shirley Bernardes Winter, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Célia Tanajura Machado e Thayse Lacerda Assis, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), apresentaram o Painel Temático “Trabalho pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica (EPT): carreira, sentidos e desafios”.

O painel integrou resultados de pesquisas que analisam diferentes dimensões do trabalho pedagógico na EPT no Rio Grande do Sul e na Bahia. O painel dividiu-se em três eixos: Trabalho pedagógico, pandemia e pós-graduação: um estudo no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional – Mestrado Profissional em Educação Profissional (ProfEPT); Política de Educação Profissional e implicações da carreira docente no trabalho pedagógico; O cenário da EJA e EJA-EPT no Brasil: uma reflexão sobre o trabalho pedagógico.

Ana Sara destaca que os resultados encontrados, no que concerne aos sentidos de trabalho pedagógico para os/as professores/as do ProfEPT, durante a pandemia, indicaram a intensificação e precarização do trabalho, desafios enfrentados com a reorganização do planejamento e do trabalho pedagógico. Quanto à carreira docente da EPT da Bahia, os resultados apontaram para a precarização do trabalho pedagógico, a partir de reformulação curricular voltada para atender às demandas do mercado e da contratação e recontratação de docentes temporários. No que diz respeito ao trabalho pedagógico na EJA e na EJA-EPT, conforme a docente, constatou-se que “a modalidade passou do não lugar a um lugar de algumas proposições, se tornando fundamental consolidar um trabalho pedagógico crítico, autotransformador e inclusivo”.