Início do conteúdo

Docente do Campus participa de GT que desenvolveu referenciais de bem-estar para bubalinos


A professora Rosângela Poletto Cattani, do Núcleo de Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão (NIEPE) de Zootecnia do Campus, integrou o Grupo de Trabalho (GT) que desenvolveu referenciais de bem-estar para bubalinos destinados a produção de carne e leite.

Além da professora Rosângela, participaram do GT o professor André Mendes Jorge, do Departamento de Produção Animal e Medicina Veterinária Preventiva da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, Câmpus de Botucatu e Caroline de Lima Francisco, doutora em Zootecnia pela FMVZ e pesquisadora no Centro de Pesquisas Tropicais em Bubalinos (CPTB).

O trabalho teve início em 2019, a partir do convite de Luiz Mazzon, Diretor Geral para a América Latina e Ásia da Humane Farm Animal Care (HFAC). A HFAC é a principal organização internacional sem fins lucrativos de certificação para a melhoria das condições da produção animal e respectiva produção de alimentos. Sua missão é implementar as práticas de bem-estar animal, desde o nascimento até o abate.

Os referenciais foram divididos em “Bubalinos de Corte” e “Bubalinos de Leite” de acordo com o objetivo da produção e considerando as diversas situações e sistemas de produção encontradas e aplicadas em distintas regiões do mundo. A primeira versão dos referenciais foi finalizada este ano e, atualmente, está na fase de testes e adequações.

 

Com informações e foto de: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – Câmpus de Botucatu

Fim do conteúdo