Início do conteúdo

Docente do Campus palestra no XV Simpósio Internacional de Suinocultura


A docente Rosangela Poletto Cattani foi uma das palestrantes do XV Simpósio Internacional de Suinocultura – SINSUI – que aconteceu entre os dias 9 e 11 de maio de 2023 no Centro de Eventos da PUCRS em Porto Alegre/RS. A palestra “Instalações de maternidade visando o bem-estar animal: cuidados com as matrizes e os leitões” foi ministrada por Rosangela na quarta-feira, 10/05, às 15 horas, no auditório principal do evento.

Na palestra, a docente abordou os contínuos avanços tecnológicos na suinocultura, com foco na melhoria da produtividade e bem-estar animal. Segundo Rosangela, o bem-estar animal não é apenas uma responsabilidade social, mas também uma exigência imposta pela sociedade e é tratado como parte da responsabilidade social corporativa. Para ela, a fase de maternidade da suinocultura tem recebido menos atenção em termos de sistemas alternativos de alojamento, com a maioria dos rebanhos comerciais no Brasil ainda usando gaiolas convencionais. Desse modo, na palestra, a docente discutiu as limitações do alojamento individualizado, que restringe os comportamentos naturais da fêmea, a locomoção e o contato social. Rosangela destacou a adoção de instalações mais amplas e seguras para estimular a interação social entre os animais e sua contribuição numa melhor condição de bem-estar animal durante a fase de maternidade.

O SINSUI, onde ocorreu a palestra, tem relevância internacional e é um dos principais eventos técnico-científicos da suinocultura brasileira.

Fim do conteúdo