Docente do Campus ministra capacitação técnica na ESALQ/USP

A professora Drª Rosangela Poletto Cattani do Campus Sertão foi palestrante em um evento realizado em parceria entre a Iniciativa Mira, a Raiar Orgânicos e a a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Reconhecida por suas pesquisas e contribuições no campo do bem-estar animal, Rosangela ministrou a palestra  “Capacitação em produção de ovos livres de gaiola: perspectivas de mercado”, voltada a avicultores interessados no modelo de produção de galinhas livres de gaiola, abordando temas como nutrição animal, sanidade, recria e o mercado de ovos.

O evento, que aconteceu no anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da ESALQ, em Piracicaba, no dia 1º de agosto, reuniu palestrantes referências da área, produtores, representantes do governo, empresas de avicultura e do varejo de alimentos, além de outras partes interessadas na cadeia produtiva e comercialização de ovos. O objetivo foi fomentar o diálogo e a colaboração entre esses diversos atores, visando impulsionar a produção de ovos livres de gaiola no Brasil.

De acordo com um estudo apresentado em janeiro de 2023 pela ONG Open Wing Alliance, mais de 2.400 corporações aderiram à mudança de paradigma na produção e mais de 50 empreendimentos no Brasil, tais como supermercados, restaurantes e hotéis, revelaram sua intenção de aderir gradualmente para o sistema inovador a partir de 2025. A capacitação contou com quatro painéis de palestras e discussões, nos quais os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre as melhores práticas de criação de galinhas livres de gaiola, bem como debater os desafios e oportunidades associados a esse modelo de produção.