Início do conteúdo

Discentes promovem Exposição Fotográfica como conclusão de viagem técnica


Em novembro, após a liberação de recursos para viagem técnica que estavam contingenciados, a turma 11 do curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados e a 6ª turma do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Teoria e Metodologias da Educação realizaram uma viagem de estudo à região das missões, Santo Ângelo e São Miguel das Missões, no oeste do Rio Grande do Sul, tendo como objetivo conhecer o impacto das ações jesuíticas na história da educação e cultura no sul do território brasileiro.

As disciplinas envolvidas na atividade foram História da Educação Profissional Brasileira e História e Educação: Origem e perspectivas. No roteiro, o primeiro ponto de estudo foi a cidade de Santo Ângelo, onde visitou-se a Praça Central, a Igreja Angêlopolitana e o Museu, a fim de conhecer a cultura e a herança missioneira daquela comunidade. Em seguida, foi realizada uma visita guiada ao Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, para identificar a organização do espaço social, cultural e educacional jesuítico por meio dos remanescentes da antiga redução de São Miguel Arcanjo. Ainda no Sítio Arqueológico, prestigiou-se o espetáculo Som e Luz.

No decorrer da atividade e como forma de conclusão da viagem, os estudantes realizaram registros fotográficos e, nesta semana, estão oferecendo à comunidade acadêmica do IFRS – Campus Sertão a Exposição Fotográfica: A ação jesuítica na história da educação do Brasil Colônia, junto às escadarias do Bloco 13.

 

Informações e fotos: professor Roberto Sander

 

Fim do conteúdo