Discentes do Campus apresentam trabalhos no 5º Apsul América

Nos dias 24 e 25 de setembro, discentes do curso de Agronomia, acompanhados pelos professores David Peres da Rosa e Rosana Corazza, participaram do 5° Congresso Sul Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas (Apsul América), no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque/RS.

Nesta edição, o Congresso contou com o tema “Agricultura Digital: o produtor rural no centro das novas tecnologias” e  teve como objetivo tornar a agricultura de precisão uma ferramenta ao alcance de todos, oportunizando a difusão das recentes tecnologias em nível de pesquisa e aplicação com eficiência e sustentabilidade, além de promover a integração entre instituições governamentais, instituições de ensino e pesquisa, empresas fabricantes de softwares, prestadores de serviços e produtores rurais.

Entre os renomados palestrantes, o evento contou com a presença do egresso do curso Técnico em Agropecuária do Campus Sertão Raí Augusto Schwalbert.

Na ocasião, foram apresentados trabalhos desenvolvidos no Núcleo de Estudo em Solo e Máquinas Agrícolas (NESMA) e na disciplina de Técnicas de Agricultura de Precisão da Agronomia, todos sob a orientação do professor David Peres da Rosa:

• “Diferentes subsolagens na cultura do milho (Zea mays L.)” – apresentado pelo discente Idroilson de Oliveira (voluntário de pesquisa do NESMA), o trabalho é oriundo de um projeto de pesquisa e visa qualificar o efeito espacial de diferentes subsoladores no desenvolvimento da cultura do milho.
  • “Efeito temporal da descompactação com diferentes subsolagens e a infestação de plantas daninhas” – apresentado pelo acadêmico Anderson D. de Nardi (bolsista BICTES), o trabalho avalia a relação física do solo imposta por diferentes modelos de subsoladores com a infestação de plantas daninhas.
  • “Variabilidade espacial da resistência mecânica do solo à penetração em áreas com diferentes usos agrícolas” – apresentado pelo discente Dieferson Frandaloso, o trabalho verificou o efeito espacial da resistência do solo em função de diferentes usos do solo.
  • “Efeito da distribuição da palha de soja na emergência de aveia preta” – apresentado pelo acadêmico Júlio T. Balestrin, o trabalho avaliou o efeito da distribuição de palha pela colhedora na emergência da aveia.
  • “Resistência mecânica a penetração de um Nitossolo Vermelho distroférrico conduzido em três tipos de uso” – também apresentado pelo estudante Júlio T. Balestrin, o trabalho buscou avaliar o que uso do solo faz na resistência.

Veja o relato de alguns estudantes participantes sobre o evento:

“O Congresso possibilitou vivenciarmos uma visão global a respeito da Agricultura de Precisão, devido ao fato de contar com palestrantes mundialmente reconhecidos. Eventos desse porte contribuem para uma atualização de nós discentes a respeito de novas tendências e tecnologias, bem como, proporcionam a ampliação da rede contatos, que hoje é de suma importância para a entrada no mercado de trabalho” (Anderson D. De Nardi, acadêmico do 6° semestre de Agronomia).

“É de suma importância participar de eventos dessa magnitude, visto que, obtive contato com o que há de mais novo quando se fala em Agricultura de Precisão, e é sabido que um bom profissional deve estar sempre se atualizando quanto às inovações do mercado” (Felipe Bagnara, acadêmico do 6° semestre de Agronomia).

“Acho muito interessante essa área, dessa forma o Congresso agregou muito para meu futuro. Tive contato com tecnologias que não estão presentes no Campus atualmente, desmistificando que os profissionais egressos do curso de Agronomia em sua maioria exercem sua profissão à campo”. (Leonardo Huppes de Oliveira, acadêmico do 4° semestre de Agronomia).

Sobre o evento: O 5° Congresso Sul Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas (APSUL AMÉRICA) é organizado pela Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque/RS, Sindicato Rural, Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Cotrijal. Saiba mais em: apsulamerica.com.br

Sobre o curso de Agronomia: O Bacharelado em Agronomia do IFRS – Campus Sertão tem como objetivo formar profissionais com um amplo conhecimento na área tecnológica, humana e do meio ambiente. O curso possui enfoque ampliado e multifacetado do desenvolvimento, que expõem os diferentes vieses do desenvolvimento sustentável: agrícola, agrário, não‐agrícola, social, econômico, ecológico, cultural e tantos outros. Saiba mais em: ifrs.edu.br/sertao/cursos