Discentes apresentam trabalhos científicos no 4º SIGA

De 17 a 19 de outubro, acompanhados pela professora Sabrina Sousa, os acadêmicos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental Carla Schimmelfenig, Charlize Deconto e Jader Baltz participaram do 4º Simpósio de Gestão Ambiental (SIGA), evento organizado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Na ocasião, além de prestigiarem valiosas palestras, participarem de minicursos, interagirem com colegas de outras instituições e participarem de eventos culturais, os estudantes apresentaram os trabalhos científicos Análise comparativa dos requisitos legais sobre auditoria ambiental compulsória nos estados da região sudeste do Brasil e Análise do uso de microrganismos eficientes no tratamento de camas de equinos saturadas por compostagem, referentes aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos egressos Francisco Carlos Prestes Gomes e Maurício dos Santos, respectivamente.

Carla Schimmelfenig, acadêmica do 2º semestre do curso, descreve o 4º SIGA como um “Evento muito proveitoso e incentivador, pois conhecemos muitas pesquisas que estão sendo desenvolvidas atualmente, o que agregou muito conhecimento para nossa formação de Gestores Ambientais”.

Para Jader Baltz, também do 2º semestre, “ter participado do @4siga, e de todas as atividades desenvolvidas, foi de suma importância, pois me proporcionou muito aprendizado, experiência e conhecimento, elementos fundamentais para a formação de futuros gestores ambientais”.

Charlize Deconto, estudante do 6º semestre, complementa: “Experiência incrível e bastante proveitosa para nós, futuros Gestores Ambientais, em participar da Assembleia da Associação Gaúcha de Gestores Ambientais – AGGA, realizada durante o evento, onde foram tratados assuntos relevantes à nossa profissão, como sua regulamentação que está no Senado Federal”.

Finalizando, a professora Sabrina destaca que “desenvolver atividades de pesquisa e extensão, além do ensino, valoriza e estimula os estudantes, ao passo que fortalece o curso dentro do campus e junto à comunidade”.

Sobre o 4º Simpósio de Gestão Ambiental (SIGA): a quarta edição do Simpósio de Gestão Ambiental (Siga) foi realizada no Campus São Francisco de Paula da UERGS e teve como tema “Um planeta em mudança: diálogos, perspectivas e inovação para a sustentabilidade”. Saiba mais em: doity.com.br/4-siga

Sobre o Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental: O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tem por objetivo formar profissionais para o planejamento, gerenciamento e execução de atividades de diagnóstico, avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras (corretivas e preventivas), recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental. Além disso, a regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental, elaboração de laudos e pareceres, podendo elaborar e implantar ainda políticas e programas de educação ambiental, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza. Saiba mais em: ifrs.edu.br/sertao/cursos