Discente da Agronomia realizam visitas técnicas

No dia 7 de novembro de 2023, estudantes do curso de graduação em Agronomia do IFRS – Campus de Sertão, acompanhados pelo Professor Fernando Machado dos Santos, realizaram visitas à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e à unidade de Cotrisel – Restinga Seca.

Na UFSM os discentes tiveram contato com o cultivo de arroz e de sequeiro (soja, milho, trigo, aveia, entre outras plantas de cobertura) em área de várzea, com destaque à produção de arroz sem o uso de agrotóxicos, resultado de pesquisa do professor Enio Marchesan – orientador de graduação e de mestrado do professor Fernando Machado dos Santos.

Na Cotrisel os estudantes conheceram, na unidade de Restinga Seca, desde o processo de recepção, pesagem, pré limpeza, armazenagem, controle da qualidade de armazenagem, beneficiamento, empacotamento, até a expedição de arroz.

De acordo com o Professor Fernando “Tais viagens são importantes para a formação dos estudantes, contribuindo para agregar conhecimento, em especial em áreas de atuação diversas das comuns à nossa região, como é o caso do arroz. As viagens ocorrem anualmente, desde 2014, respeitando as limitações orçamentárias do Campus.”