Dicas e orientações aos novos estudantes

Você é novo no Campus Sertão? Então este post é para você!

Reunimos aqui algumas das principais informações para que todos consigam se localizar no Campus e organizar sua nova rotina.

Todas as informações importantes para os estudantes, tanto dos cursos técnicos, quanto dos cursos superiores e da pós-graduação estão na aba “Espaço do Estudante“. Nela, ficam os links para acesso aos sistemas acadêmicos Campus Digital e SIGAA. Também estão publicados os horários das aulas, o calendário acadêmico dos cursos técnicos integrados e dos cursos superiores, subsequente, PROEJA, Formação Pedagógica e de Pós-Graduação, os regulamentos discentes e as orientações sobre formaturas. Além dos links para a Cooperativa-Escola e para o Grêmio Estudantil.

É importante acompanhar o Calendário Acadêmico e visitar periodicamente o site do Campus. Todas as publicações importantes estão ali, principalmente no formato de edital. O acesso aos editais pode ser feito pela aba editais. Outros documentos importantes também podem ser acessados na aba documentos. As informações mais recentes estão nas notícias na página principal. Nela, rolando até o final da página, você também pode visualizar as publicações mais recentes nas abas editais e documentos.

Campus Digital

O Campus Digital é a plataforma de acesso às notas, às frequências e aos comprovantes válidos para a maior parte dos cursos do campus. O usuário de acesso ao Campus Digital é seu número de matrícula (com zeros à esquerda porém sem os símbolos).

É o sistema acadêmico dos cursos:

Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio
Técnico em Comércio – PROEJA
Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio
Bacharelado em Agronomia
Bacharelado em Zootecnia
Licenciatura em Ciências Agrícolas (em encerramento)
Tecnologia em Agronegócio
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Tecnologia em Gestão Ambiental

SIGAA

No SIGAA, os estudantes podem acessar aos seus dados acadêmicos (notas e frequência), gerar e  imprimir documentos autenticados (sem necessidade de assinatura), além de ter acesso a materiais, atividades e conteúdos ministrados dos componentes curriculares em que estão matriculados. Nos cursos superiores a rematrícula ocorre via sistema.

No primeiro acesso, é necessário realizar o cadastro no sistema (Veja o manual).
Após o cadastro, o login é o CPF do estudante e a senha é a cadastrada no primeiro acesso.

É o sistema acadêmico dos cursos:

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – integrado ao Ensino Médio
Licenciatura em Ciências Biológicas
Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados
Lato Sensu – Especialização em Desenvolvimento e Inovação
Lato Sensu – Especialização em Sistemas de Produção Vegetal
Lato Sensu – Especialização em Teorias e Metodologias da Educação

Acesso ao e-mail e ao Moodle

1º – Ativação do e-mail institucional – O acesso deve ser realizado pelo endereço https://gmail.com, como login deve-se utilizar o nº da matrícula seguido de @aluno.sertao.ifrs.edu.br (por exemplo: [email protected]) e a senha para o primeiro acesso são os números do CPF do(a) estudantes, sem símbolos ou pontos. Nesta etapa, redefina sua senha, usando uma de sua preferência.

2º – Criação da senha do Moodle – acesse https://senha-moodle.sertao.ifrs.edu.br/ informe seu CPF ou matrícula e envie – será enviado um e-mail para seu e-mail institucional, acesse o e-mail e redefina a senha.

3º – Acesso ao Moodle – após redefinir sua senha e aguardar alguns minutos (o acesso pode demorar até 5 min), você já poderá acessar o Moodle pelo endereço moodle.sertao.ifrs.edu.br. A identificação de usuário será seu e-mail institucional.

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato pelos nossos canais!