Início do conteúdo

Dia Mundial da Educação


Em alusão ao Dia Mundial da Educação, comemorado em 28 de abril, colheu-se depoimentos da comunidade do Campus, com a participação de discente, docente, técnicas-administrativas e egressa, para celebrar a principal bandeira do IFRS: a educação.

 

Confira as reflexões e palavras da comunidade:

 

💬 “O direito a educação pública é simplesmente o portal de acesso ao mundo das oportunidades a aqueles menos favorecidos. Sendo assim, destaco a importância dos Institutos Federais na transformação da vida de indivíduos. A educação é essência e possibilita maiores opções de acesso ao mercado de trabalho”.

Rodrigo Oliveira Lamb

Técnico em Agropecuária pelo IFRS – Campus Sertão

Bacharelando em Agronomia pelo IFRS – Campus Sertão

 

💬 “O IFRS – Campus Sertão é importante na minha vida devido ser um elo entre o conhecimento que recebi na Universidade Federal e meus alunos, local este que fui acolhida para que pudesse auxiliar profissional e pessoalmente aproximadamente dois mil Técnicos em Agropecuária, Zootecnistas, Agrônomos e Tecnólogos no Agronegócio ao longo dos anos. Após dezesseis anos percebo o quanto é uma instituição de ensino reconhecida e amada por todos seus egressos por ser uma escola de qualidade com profissionais espalhados no mundo todo, o que enche de orgulho em fazer parte deste excelente estabelecimento Público”.

Drª Carla Diefenbach

Professora Titular

IFRS – Campus Sertão

 

💬 “O IF é a implementação de uma política pública que se constitui em educação pública, gratuita e de qualidade. Criado para as populações que mais carecem de oportunidades de formação e mobiliza para a inserção de seres humanos integrais no mundo do trabalho. Diferencia-se de outras instituições pela verticalização do ensino e as possibilidades no ensino, na pesquisa e na extensão. A diversidade é a sua marca”.

Ma. Elaine Pires Salomão

Pedagoga

IFRS – Campus Sertão

 

💬 “A educação pública, para mim, está ligada à esperança. Esperança de criar, esperança de ser, esperança de crescer, esperança de conhecer. Ela proporciona pequenas revoluções diárias, nas histórias de milhares de estudantes que acessam à uma formação de qualidade, tanto do ponto de vista técnico quanto humano. Em meus anos como servidora do IFRS, presenciei inúmeras histórias de vida onde a instituição foi fundamental para que futuros brilhantes fossem construídos. Vejo jovens que formam laços afetivos e profissionais para a vida toda e famílias em situação de vulnerabilidade que tiveram sua realidade transformada. A educação pública é essencial para a construção de uma sociedade mais resiliente, humanizada e ética”.

Gabriele Albuquerque Silva

Psicóloga

IFRS – Campus Sertão

 

 

💬 “Posso falar com propriedade da minha experiência de vida sobre a importância que o IFRS desempenhou em minha formação, de muitos de meus colegas, de pais, mães e filhos de famílias que não conseguiriam ter acesso ao ensino superior se não fosse ofertado com qualidade, gratuidade e, principalmente, em diversas localidades. Destaco também a verticalização do ensino que leva segurança ao estudante, integração com docentes e colegas e incentivo ao estudo, resultando em menos evasão. Sou Licenciada em Ciências Agrícolas e Especialista em Teorias e Metodologias da Educação pelo IFRS – Campus Sertão, estou trabalhando na área da educação e hoje, realizada profissional e pessoalmente, consigo custear a segunda licenciatura em Pedagogia”.

Sirlei Zeni Catto

Licenciada em Ciências Agrícolas e Especialista em Teorias e Metodologias da Educação pelo IFRS – Campus Sertão

 

 

Fim do conteúdo