Dia do Orgulho LGBTQIAP+: intervenção é realizada no Campus para condenar o preconceito

Vamos prender o preconceito no armário? Essa é a proposta do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades na intervenção realizada no Campus para o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, em 28/06. Uma data importante para enfatizar a luta diária pelo respeito à diversidade e aos direitos conquistados e para reafirmar o combate à discriminação.

Na entrada do prédio central foi produzido um espaço com um armário e o cartaz “Vamos prender o preconceito no armário”. Dentro do armário, integrantes do NEPGS inseriram enunciados que a comunidade LGBTQIAP+ ouve ou já ouviu. Conforme a assistente social e integrante do núcleo, Vanessa Neckel, a intenção é “deixar registrado que orgulho é poder ser quem você é em um mundo que te diz o contrário”. A intervenção conta com um espaço interativo onde os estudantes podem registrar em post-its o que lhes orgulha. Também foi exposta uma bandeira LGBTQIAP+ no caminho para os prédios A13 e A14.

A atividade foi planejada conjuntamente por servidores e estudantes de diferentes cursos (alguns vinculados ao NEPGS) num encontro realizado no do dia 22/06. A ação também é vinculada ao Projeto de Ensino Eventos de Sensibilização: Inclusão e Diversidade no IFRS – Campus Sertão e está prevista no Calendário Acadêmico.

Conforme Nick, estudante do 2º ano do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, a ideia do armário com enunciados que remetem à LGBTFOBIA surgiu ainda no ano passado. Muitas dessas frases foram coletadas numa pesquisa feita por Nick com alunos do Campus partindo da pergunta “O que você já ouviu por ser LGBTQIAP+ e/ou estar no armário?”. Nick relata já ter ouvido “isso é errado” e “você vai para o psicólogo”.

Para Nick, a atividade foi planejada na expectativa de que as pessoas entendam que o que deve estar no armário é a LGBTFOBIA e o preconceito e não ao contrário. “No meu grupo de amigos eles me respeitam e me aceitam do jeito que eu sou, meus colegas também, pelo menos a maioria. Alguns professores ainda não entenderam. Mas é complicado por eu não ser assumido trans na família”, conta. O recado de Nick, especialmente nessa data, é: “tenha orgulho de ser quem você é e respeite se você quiser ser respeitado”.

Sobre o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+

A data é uma referência a um confronto no dia 28 junho de 1969 em frente ao bar Stonewall Inn, em Nova York. Ativistas revoltaram-se contra a repressão e a perseguição que a comunidade LGBTQIAP+ sofria na época e reagiram, atirando pedras na polícia. A revolta ou rebelião de Stonewall é considerada o marco na luta pela igualdade de direitos de LGBTQIAP+.