Dia 30 de junho encerra o prazo de recebimento dos materiais do Mutirão do Lixo Eletrônico

O Mutirão do Lixo Eletrônico é realizado anualmente pelo Projeto de Extensão “E-Lixo: ações de descarte, reutilização e educação ambiental” e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Sertão e da empresa Recycle (gestão de resíduos sólidos) de Passo Fundo.

Os pontos de coletas, localizados no Campus e nas escolas do município de Sertão, receberão eletroeletrônicos obsoletos ou sem uso até o dia 30 de junho. Após, a Recycle buscará a arrecadação e se responsabilizará pela adequada destinação ambiental do material.

Neste ano, o Mutirão do Lixo Eletrônico está participando do Desafio Sustentável do IFRS, lançado em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho). No desafio cada campus é uma equipe e será vencedor aquele que recolher o maior número (em quilos) de lixo eletrônico.

O objetivo do Desafio Sustentável do IFRS é mobilizar a comunidade para arrecadar lixo eletrônico, promover o descarte correto e a consciência ambiental. A premiação da equipe que arrecadar maior quantidade de material é simbólica: um troféu produzido pelo projeto de Extensão “E-lixo”.

*O Projeto de Extensão “E-Lixo: ações de descarte, reutilização e educação ambiental”, coordenado pela Professora Lis Ângela De Bortoli, tem o objetivo de conscientizar a comunidade sobre o problema ambiental gerado pelo desfazimento inadequado do lixo eletrônico e de orientar para o adequado descarte. Além do Mutirão do Lixo Eletrônico, o projeto conta com a aplicação de jogos educativos, confecção de arte com sucata eletrônica e exposições do E-Museu (museu itinerante de eletroeletrônicos).

Fotos: Lis Ângela De Bortoli / Divulgação do Mutirão do Lixo Eletrônico em escolas do município de Sertão