Curso Técnico em Comércio promove Mostra Artística

Os estudantes do primeiro módulo/ano do curso Técnico em Comércio – Modalidade Proeja – promovem Mostra Artística a partir de trabalhos desenvolvidos na disciplina de Artes, ministrada pela docente Elisa Iop.

Tendo como tema principal o estudo do conceito de Cultura/Arte/Estética e de Fragmentos da História da Arte, a Mostra poderá ser apreciada no hall de entrada do prédio central até 27/06/2022.

Sobre a Mostra Artística:

Em referência ao conceito de cultura enquanto aprendizagem cultural baseada em símbolos (Clifford Geerzt, 1973), os estudantes foram desafiados a realizar um desenho que respondesse: se eu fosse um símbolo seria.

O estudo em torno dos elementos básicos da linguagem visual (ponto, linha, forma e cor) e seus diálogos com os que constituem uma Identidade Visual (símbolo, logotipo e conjunto de cores) culminou com a proposição de uma Identidade Visual para uma empresa/comércio que teriam interessem em empreender.

O conhecimento sobre a arte medieval (bizantina, românica e gótica) culminou com a produção de mosaicos (Arte Bizantina), iluminuras (Arte Românica) e vitrais (Arte Gótica), tendo como tema crenças religiosas ou não.

Como no Renascimento o autorretrato se tornou popular (século XV ao XVIII,) pois o ser humano tornou-se o centro das preocupações, ao contrário da era medieval (religião), os estudantes foram convidados a realizarem os seus autorretratos. Neles revelam aspectos relacionados a sua personalidade, jeito de ser, sonhos, desejos, expectativas em relação ao futuro. O estudo dos movimentos artísticos de Arte Moderna (simbolismo, fauvismo, expressionismo, cubismo, futurismo, dadaísmo, surrealismo e/ou abstracionismo, etc.), configurou-se como fonte de inspiração para as pinturas realizadas.

A prática da Tecelagem utilizando-se de folhas de papel, pois foi a forma encontrada para que compreendessem e valorizassem a manifestação artística das culturas indígenas do Brasil. As tecelagens de papel criadas pelos estudantes foram transformadas em protótipos de bolsas, tapetes, quadros, luminárias, entre outros.