Curso gratuito de inseminação artificial em bovinos capacita estudantes do Campus

Em mais uma edição do curso gratuito de inseminação artificial em bovinos do Campus Sertão, que é uma ação de um projeto de ensino coordenado pelo professor Heitor José Cervo, 12 estudantes e dois servidores receberam capacitação prática e teórica. O curso ocorreu no período de 20 a 26 de agosto. As aulas teóricas foram no turno da noite durante e as aulas práticas foram realizadas no final de semana.

A programação do curso incluiu aulas sobre histórico, anatomia e fisiologia, vantagens e limitações da técnica, noções sobre inseminação artificial em tempo fixo (IATF) e de transferência de embriões (TE), manejo de botijões e equipamentos, interpretação de provas de touro, escolha de sêmen, prática do método Schivas e peças anatômicas, práticas com animais e avaliação prática. A equipe que ministrou o curso foi formada pelos professores do Campus Heitor José Cervo e Jorge Portela, pelo médico veterinário da empresa CRV Lagoa Ricardo Moreira e contou com o apoio de bolsistas e voluntários do Campus.

O curso é tradicional, promovido anualmente e a essa edição foi direcionada ao estudantes de Agronomia, Zootecnia e do curso Técnico em Agropecuária do Campus Sertão.