Curso de Zootecnia realiza sua IX Semana Acadêmica

Nesta semana, o curso de Zootecnia está realizando sua IX Semana Acadêmica, organizada pelo Centro Acadêmico de Zootecnia do Alto Uruguai – CAZAU. São 18 palestrantes convidados entre os dias 8 e 11 de maio com palestras que abordam vários temas e áreas de trabalho do Zootecnista. A programação inicia às 8h na parte da manhã e a partir das 13h pela parte da tarde.

A abertura aconteceu na manhã de segunda-feira, dia 08/05, com a presença do Diretor-Geral do Campus Odair José Spenthof, do coordenador do curso Tomás Weber e da diretoria do CAZAU.

Em seguida, teve início a mesa redonda formada pela professora Rosangela Poletto como moderadora e pelos ex-alunos do curso de Zootecnia: Frederico Trindade, Mestre em Ciência Animal pela UDESC, Mestrando em Gestão de Negócios pela UNISINOS e gerente de Produção Animal da Cooperativa Tritícola Sarandi LTDA (COTRISAL); Marina Mecca, Pós-graduada em Nutrição de Bovinos Leiteiros pelo Rehagro e proprietária da agropecuária Sinuelo em Sertão; e Tainã Girardi que atua na Extensão e Desenvolvimento na Gentos Brasil.

Na segunda à tarde, a programação iniciou com a palestra “Critérios na escolha de um reprodutor” com Augusto Weiler, formado em Zootecnia pela UFRGS e com atuação no departamento técnico de corte Select Sires, além de ser membro do conselho técnico da raça brangus e sócio do condomínio Rural Weiler. A segunda palestra da tarde foi “Suplementação energética: mitos e verdades!” com a zootecnista (formada pela UFSM) e Promotora Técnica Comercial da Brasão do Pampa na área de nutrição de bovinos de corte, Caroline Fernandes Lorens.

O docente da UFFS em Erechim e membro permanente do Programa de Pós graduação em Saúde, Bem Estar e Produção Animal Sustentável da UFFS Realeza/PR Bernardo Berenchtein (formado em Zootecnia pela UEPG, mestre e doutor pela Esalq-USP) deu início às atividades na manhã de terça-feira (09/05) com a palestra “Aditivos na dieta de suínos em terminação”. Em seguida, aconteceu a palestra “Potencialidades da ovinocultura leiteira” com o Zootecnista formado pela UDESC, Mestre em Zootecnia pela UTFPR e Doutor em Zootecnia pela UFPR, Anderson Bianchi, que é Sócio Proprietário da Casa Bianchi Indústria e Comércio de Alimentos e Cabanha 3 Leites.

As palestras da tarde de terça-feira iniciam com o docente da UPF, Pesquisador da ESAN/UPF e Diretor Técnico do Tecnoagro, Fernando Pilotto com a fala “Oportunidades na Avicultura de Corte”. Em seguida, haverá a palestra “Cultivo de Tilápias no RS: uma abordagem prática” com a Médica Veterinária responsável pela sanidade e reprodução na Acquaviva Piscicultura  Fernanda Maitê Kronbauer.

O Docente Adjunto do Curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim Hugo von Linsingen Piazzetta falará sobre “Ecologia de pastejo e manejo de pastagens: estratégias para maximizar a produtividade sustentável” na manhã de quarta-feira (10/05). A segunda palestra da manhã será com o proprietário da VivaEqui Central de Reprodução Equina – Coxilha/RS, Frederico da Silva Tisot, o qual falará sobre “Reprodução em equinos”.

Na tarde de quarta-feira haverá visita técnica na Cabanha DS, localizada em Vila Lângaro/RS. A Cabanha DS é de propriedade da família Secco e trabalha com agricultura de grãos e pecuária de leite, sendo a pecuária a principal atividade da propriedade, atuando com pecuária 4.0, utiliza tecnologia de ponta como robôs e sistemas de gerenciamento de dados para manejar os animais e gerenciar a fazenda.

A primeira palestra de quinta-feira (11/05) é “Benchmarking: Indicadores econômico-zootécnicos em propriedades leiteiras, o que gerenciar?”, ministrada pelo Zootecnista Djonatan Machado, assistente técnico comercial na Cooperativa Mista General Osório de Ibirubá/RS (Cotribá), mestre em Ciência Animal e Pastagens pela ESALQ/USP, com período sanduíche junto a University of Florida (EUA). Em seguida, o Médico Veterinário e Consultor Técnico da Cotribá Leonardo Ferraz, falará sobre “Suplementação estratégica em pastagens de inverno”.

A programação da tarde de quinta inicia com a palestra “Trabalho, Rotina e Desafios de um mantenedor de fauna silvestre”, ministrada conjuntamente pelos Médico Veterinários da Primaves, Márcio Cristiano Varela Anacleto e Olívia Boone Ferrari.

Encerrando a IX Semana Acadêmica, o coordenador de nutrição de ruminantes da Copérdia e responsável técnico da fábrica de rações de ruminantes, Rasiel Restelatto, formado em Zootecnia e mestre em produção e qualidade de forragens pela UTFPR e doutorado em produção animal e conservação de forragens pela UFPR, ministrará a palestra “Como a nutrição pode influenciar na qualidade do leite”.