Início do conteúdo

CTG Tropeiros da Cultura do Campus participa do XXIX Encontro Cultural e Tradicionalista das Instituições Federais da Região Sul do Brasil realizado no IFC Campus Videira


Os integrantes do CTG Tropeiros da Cultura do Campus Sertão participaram do XXIX Encontro Cultural e Tradicionalista das Instituições Federais da Região Sul do Brasil, realizado pelo Instituto Federal Catarinense – Campus Videira nos dias 13 e 14 de outubro de 2023. Nesses dois dias, os participantes cultivaram a música, a dança e a cultura gaúcha nas apresentações artísticas e nas gincanas integradoras, promovendo a cultura gaúcha. O Campus Sertão foi uma das instituições fundadoras e organizadoras do evento, junto ao IFFar – Campus Alegrete, em 1991, tendo participado das 29 edições do Encontrão, como chamam os participantes.

Além das apresentações artísticas das invernadas de danças tradicionais, danças birivas e Festival de Cultura (FECULT), a programação contemplou um baile de integração e provas/gincanas culturais, tais como: Caça às tradições, Truco Gaudério (feminino e masculino), Segurando a Bacia, Revezamento de Mate, Triatlo Campeiro, Corrida do Milho, Tiro de laço vaca parada (feminino e masculino), Laço Patrão/Patroa, Pescaria Gaúcha, Enchendo a Kombi, Artilharia Campeira (Tiro ao alvo/bodoque), Cabo de guerra, Corrida com obstáculos e Prova dos Coordenadores (serrar tronco e passar arado na areia).

Na noite do dia 14/10, a Invernada Artística do CTG Tropeiros da Cultura apresentou as danças tradicionais: Chimarrita, Tatu de Castanholas e Chote de duas damas.

Representaram o CTG Tropeiros da Cultura os discentes: Ana Clara Marczinski, Arthur Galina Veeck Godinho, Eduarda da Silva Bohrer, João Vitor Silva Poncio, Lucas Bacega Tamanho, Maria Vitoria Marczinski, Nicolas Luz da Rosa, Rafaela Schmittz Irschlinger, Raissa Amaral de Oliveira, Sofia Pastorello, Wagner Marangon, Yngrid Bianquim e Thalita da Luz Anhaia; coordenados pelos servidores Ivone Taderka e Dagmar Pedro Tamanho.

O coordenador do Projeto de Extensão “Atividades artísticas e culturais através de danças tradicionais gauchescas” Dagmar Pedro Tamanho destaca que o evento é realizado com o objetivo de “promover o intercâmbio cultural; resgatar os valores tradicionais entre os participantes; projetar a cultura popular e tradicional entre os estados, abrindo perspectivas de expansão cultural além das fronteiras; promover a harmonia, a integração e o respeito, evitando-se a projeção de vaidades e o personalismo entre os participantes; divulgar a expressão artística e folclórica de cada região, bem como as atividades desenvolvidas pelas prendas e peões”.

Nesta edição, participaram do Encontrão delegações do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina: o IF Farroupilha marcou presença com os campi Santa Rosa e São Vicente do Sul; do IF Catarinense participaram os campi Videira e Santa Rosa do Sul; e do IF do Rio Grande do Sul estiveram presentes os campi Sertão, Bento Gonçalves, Farroupilha.

Dagmar Pedro Tamanho agradece, “em nome da família do CTG Tropeiros da Cultura”, a colega Ivone Taderka que acompanhou as prendas e o grupo no evento e a todos os setores e servidores envolvidos, a gestão que viabilizou a participação do Campus Sertão no evento, por meio do espaço para ensaios, dos recursos destinados para a manutenção das bolsas do Projeto de Extensão, bem como, o transporte custeado para o deslocamento do grupo.

No ano de 2024, o XXX Encontro Cultural e Tradicionalista das Instituições Federais da Região Sul do Brasil será realizado no IFFar – Campus São Vicente do Sul.

Fim do conteúdo