Coordenador do Centro de Equoterapia do Campus visita fazenda que é referência internacional em treinamento de equinos na Califórnia, EUA

O professor Dr°. Marcos Antonio de Oliveira, Coordenador do Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do Campus Sertão, visitou o Instituto Monty Roberts International Learning Center (MRILC), localizado em Flag Is Up Farms em Santa Ynez Valley, Califórnia/EUA. O Instituto é referência internacional no treinamento de equinos e se dedica a promover alternativas suaves e mais eficazes à violência e à força por meio de cursos educacionais que vão do nível iniciante ao avançado de equitação. Na ocasião, foi recebido por Monty Roberts e sua filha Debbie. Roberts é referência no método de doma gentil com cavalos.
Conforme o professor Marcos, o MRILC é único em relação a outras instalações de treinamento porque o foco principal é o treinamento baseado na psicologia e no comportamento equino e não nas habilidades de equitação. “Os alunos desenvolvem uma sólida compreensão do que motiva e influencia o comportamento equino, a fim de aumentar sua eficácia na aplicação da equitação, na assistência veterinária, no ferrageamento, no treinamento de cavalos de corrida e muito mais”, aponta.
A realização da visita era um sonho antigo do professor Marcos, que desde o ano de 2009, ao iniciar o desenvolvimento do projeto do Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo, sempre buscou aprofundar os conhecimentos sobre os cavalos. “O nome de Monty Roberts sempre embasou a literatura que orienta e dissemina conhecimentos relacionado ao modo como são tratados os cavalos. A satisfação profissional e pessoal está relacionada ao fato da visita acontecer exatamente no dia 06/07/2023, data em que o Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo comemorou 11 anos de atividades e atendimentos às pessoas e instituições que utilizam esse espaço”, destaca.
Na visita, Marcos ofereceu a Monty Roberts e sua filha Debbie camisas do Centro de Equoterapia que são utilizadas pela equipe de servidores e bolsistas do projeto e apresentou vídeo e relatos sobre as atividades que são desenvolvidas nas ações de ensino, pesquisa e extensão. Também recebeu o livro “O Homem que ouve cavalos”, de autoria de Roberts e que retrata um pouco da sua história. O Centro de Equoterapia também foi agraciado com luvas especiais para escovação e banho nos cavalos, atividades realizadas durante os atendimentos de equoterapia.
Marcos e a esposa Denise conheceram as instalações da fazenda, onde é realizado o curso de Join-Up, e os cavalos “Mustangues”, os quais são totalmente selvagens, e nesse curso são preparados para atividades rotineiras pelo método da doma gentil.
Monty Roberts completou 88 anos em 2023 e estará no Brasil no rodeio de Barretos, em sua 68ª edição, participando da Festa do Peão de Boiadeiro que acontecerá de 17 a 27 de agosto de 2023, no Parque do Peão, em Barretos (SP), demonstrando sua técnica e seus conhecimentos sobre e para os cavalos.
Marcos foi convidado para retornar à Califórnia a fim de fazer a formação em Join-Up e doma gentil e aprender ainda mais sobre a vivência com os cavalos.

Ao relembrar a visita e a experiência vivida, o coordenador do Centro de Equoterapia retoma uma citação de Roberts: “cavalos são nossos parceiros silenciosos. Quando aprendemos sua língua, essa parceria cresce forte”.