Conselho de Usuários do IFRS está aberto à participação da comunidade

Você pode ser um conselheiro do IFRS. A tarefa é avaliar a instituição e auxiliar na melhoria da prestação dos serviços.

Qualquer pessoa que utilize os serviços do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) pode se voluntariar para participar do Conselho de Usuários. As atividades consistem em responder enquetes sobre serviços presentes na Carta de Serviços do Instituto, com o objetivo de avaliá-los e apontar sugestões de melhoria na prestação de serviços.

Sidia Tecchio, Ouvidora do IFRS, explica que o Conselho de Usuário de um Serviço Público é o conjunto de voluntários que tem como tarefa auxiliar na melhoria dos serviços prestados pela instituição, por meio das respostas às consultas das perguntas formuladas pela ouvidoria e pela gestão. E também na proposição de ideias para melhorar os serviços.

Neste primeiro momento estão disponíveis para avaliação seis serviços do IFRS. São eles: matrícula em cursos de pós-graduação; participar do processo seletivo para cursos de educação superior de graduação; matrícula em curso de educação profissional técnica e em curso superior de graduação; participar de processo seletivo para cursos de educação profissional técnica e solicitar 2ª via do diploma no instituto.

O que é o Conselho de Usuários

Os conselhos de usuários de serviços públicos são uma forma de participação direta da sociedade na avaliação e melhoria dos serviços, que conecta os usuários aos gestores responsáveis.

Qualquer cidadão pode ser conselheiro, basta voluntariar-se por meio da Plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos.

Uma vez cadastrados, os conselheiros passam a responder a consultas sobre os serviços públicos e podem também apresentar propostas de melhorias desses serviços.

O funcionamento dos conselhos é totalmente virtual, e não remunerado.

Como fazer o cadastro

Os interessados em participar devem se cadastrar no site gov.br e na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR).

Depois dos dois cadastros citados acima, é necessário acessar a Plataforma do Conselho de Usuários.

Passo a passo para se cadastrar na Plataforma do Conselho de Usuários de Serviços Públicos
Siga o passo a passo abaixo e cadastre-se:

1. Entre no site: conselhodeusuarios.cgu.gov.br e clique em “login”
  2. Clique em “Entrar com gov.br” ou crie sua conta
  3. Realize o acesso com os dados da sua conta
  4. Leia os termos de uso, role até o final e clique em aceitar
  5. Selecione “Tornar-se conselheiro”
  6. Digite “IFRS” na lista de serviços e clique em “Tornar-se conselheiro”
  7. Verifique que o IFRS aparece em “Meus conselhos”.
    Pronto! Em breve você receberá as enquetes para avaliar os serviços do IFRS no seu e-mail.

Acesse o tutorial realizado pela ouvidoria do IFRS

Ficou com dúvida? Entre em contato com a Ouvidoria do IFRS pelo e-mail [email protected].

Lembre-se

Para acessar os serviços é necessário estar cadastrado e logado no site gov.br.

As consultas não possuem prazo para registrar as respostas e sugestões, as enquetes ficam disponíveis na plataforma até que haja revisão das questões.

Quer sugerir algo ao IFRS mas não quer ser conselheiro? Outra maneira de participar é por meio da Ouvidoria. Ela é um canal para apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. Saiba mais sobre a atuação da Ouvidoria e como entrar em contato acessando o site do Instituto.