Comunidade acadêmica se reúne para acompanhar palestra sobre saúde mental

Estudantes e servidores do Campus fizeram uma pausa na manhã de sexta-feira, dia 05/05,  para ouvir o psiquiatra Anderson Madalozzo tratar de um tema que requer cada vez mais atenção na atualidade: a saúde mental. Madalozzo palestrou para a comunidade acadêmica do Campus à convite do Departamento de Assistência Estudantil. A palestra ocorreu no ginásio de esportes, a partir das 10h10min e reuniu estudantes dos cursos técnicos e superiores, docentes e técnicos administrativos.

A queixa de que o tempo está passando mais rápido e de que se vive sobrecarregado é recorrente no consultório, conforme o psiquiatra. O mundo cada vez mais acelerado exige que os sujeitos sejam multitarefas e estejam o tempo inteiro conectados. Isso tem desencadeado uma série de transtornos que impactam diretamente na saúde mental.

Tais impactos têm um peso ainda maior na adolescência, fase na qual ainda estamos aprendendo a lidar com as emoções e, sobretudo, com as frustrações.

O psiquiatra abordou os transtornos mentais mais comuns e os problemas de dependência, seja química ou até mesmo digital. O vício, muitas vezes, acaba sendo um refúgio para aqueles jovens que não conseguem encontrar o equilíbrio.  “Tudo que for em exagero, seja o álcool ou o tempo de exposição às telas por causa das redes sociais, se torna prejudicial. O problema está no exagero”, alerta.

Para amenizar a sobrecarga mental e evitar se refugiar nas drogas ou no mundo digital, Madalozzo destaca a importância de praticar a resiliência e compartilhar as dificuldades e os sentimentos com aquelas pessoas nas quais confiamos. “É preciso buscar o equilíbrio e dominar a tecnologia para a tecnologia não nos dominar”, observa.

“Valorizar a própria saúde mental, manter hábitos saudáveis, ter amigos, fazer conexões reais (não apenas virtuais), praticar atividade física e ter bom sono”, são as dicas finais de Madalozzo para preservar a saúde mental.