Início do conteúdo

Centro de Equoterapia retoma atendimentos


O Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do IFRS – Campus Sertão está retomando, de forma gradual, suas atividades.

Observando os devidos cuidados afim de evitar a contaminação pelo covid-19 (como uso obrigatório de máscara, medição de temperatura, constante higiene de mãos, utensílios e espaços de uso comum) e priorizando a retomada do atendimento à grupos com o esquema vacinal completo, nesta quarta-feira, dia 27/10/2021, retornou à equoterapia o Centro Integrado Renascer (CIR) de Getúlio Vargas/RS.

A coordenadora do CIR, pedagoga Juliana Lemos, pontua que para que fosse possível o retorno aos atendimentos, alguns processos foram modificados, como, por exemplo, a redução momentaneamente do número de participantes e o atendimento aos cuidados com higiene e às demais determinações, conforme orientações do Comitê de Crise Local do IFRS – Campus Sertão.

Também, na semana passada (dia 21/10/2021) realizou-se uma atividade de formação com profissionais de Paraí/RS visando a capacitação destes para a implantação de atividades de equoterapia em seu município. Os profissionais capacitados integram a APASPI (Associação dos Pais e Amigos dos Surdos de Paraí/RS) e o CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado) e foram recebidos pelo coordenador do Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo, professor Marcos Antonio de Oliveira, pelos servidores Andrey Vargas Tamanho e Gainete dos Santos e pelos voluntários Amanda dos Santos e João Vitor Nunes Padilha, ambos discentes do curso de Bacharelado em Zootecnia.

Sobre a retomada plena das atividades, o professor Marcos comenta que “algumas das demais instituições que tinham seus atendimentos de forma regular antes da pandemia, já se manifestaram quanto à possibilidade de retorno às atividades. Devido ao período ainda crítico e, considerando que os atendimentos serão de forma intercalada, o Centro de Equoterapia atenderá somente três dias da semana, ou ainda em turnos específicos e pontuais, para ser possível a higienização do local e dos equipamentos. Assim, alguns grupos retornarão no próximo ano, enquanto outros serão atendidos na sequência dos dias, conforme orientação e organização do grupo de servidores do IFRS – Campus Sertão”.

 

Sobre a Equoterapia: A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como um auxiliar para o desenvolvimento de pessoas com algum grau de deficiência e/ou com necessidades específicas, dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. Assim, é utilizado o cavalo como “motivador terapêutico” e deve ser aplicada por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar (ANDE-Brasil).

Para além de ser uma ação extensionista do IFRS – Campus Sertão (que oportuniza a realização de atividades para crianças, jovens ou adultos com transtorno do espectro autista, paralisia cerebral, traumatismo neurológico, hidrocefalia, síndromes de rett e west, distúrbios neuromotores e osteomusculares), a “equoterapia é um espaço de troca, aprendizagem, aproximação e crescimento”. Palavras como estas foram usadas pela equipe participante, ressaltando a importância da ação que é desenvolvida pelo Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo.

 

Fim do conteúdo