Centro de Equoterapia promove curso de casqueamento e ferrageamento em equinos

O Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do Campus Sertão promoveu uma nova edição do Curso de Casqueamento e Ferrageamento em Equinos nos dias 17, 18 e 19 de maio.

O curso, destinado a alunos do ensino superior do Campus Sertão, teve como foco o estudo das características e problemas comuns relacionados aos cascos dos equinos. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender as técnicas e práticas adequadas de casqueamento e ferradura, bem como a forja de diferentes tipos de ferraduras, como ovais, em forma de coração, em forma de W, entre outras. O treinamento teve como objetivo fornecer uma sólida compreensão da anatomia do aparelho locomotor, noções básicas de casqueamento e ferragem para cavalos, e os equipamentos e materiais necessários empregados nesses procedimentos.

Conforme o coordenador do Centro de Equoterapia, Marcos Antonio de Oliveira, a execução correta desses procedimentos é fundamental para a manutenção da saúde dos cascos dos equinos, desempenhando papel fundamental no bem-estar e desempenho geral dos animais.

O treinamento foi realizado numa parceria entre o Centro Acadêmico de Zootecnia do Alto Uruguai – CAZAU, o Centro de Equoterapia do Campus e o  Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR.  Sob a orientação do  instrutor Gerônimo Rodrigues dos Santos, do SENAR, o curso contou com um currículo abrangente, composto de aulas teóricas e práticas. Ao longo de 24 horas, os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar os aspectos teóricos da saúde dos cascos, seguidos de treinamento prático, onde puderam aplicar seus novos conhecimentos.

O coordenador Marcos Antonio de Oliveira destaca que a parceria entre o CAZAU, o Centro de Equoterapia e o SENAR teve êxito e possibilitou tornar o curso periódico no Campus, com a realização de duas edições anuais, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A próxima edição está prevista para setembro.

A presidente do CAZAU Vanessa Chiodi agradece a parceria com o Centro de Equoterapia e com o SENAR: “é muito bom poder oferecer cursos profissionalizantes para os alunos dentro da Instituição, assim vemos que tem alunos dispostos a novos saberes além de ver que o papel do CAZAU está sendo cumprido”, acrescenta.

Os participantes do curso expressaram sua gratidão pela experiência do aprendizado abrangente. A participante Amanda Cecconello comenta que “o curso foi de grande valia para os alunos, pois foi possível ter uma experiência teórica e prática com oportunidade de aplicar o conhecimento”.