Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do IFRS – Campus Sertão completa 07 anos de atividades.

No dia 06 de julho, o Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do IFRS – Campus Sertão completou 07 anos de atividades.

Atuando inicialmente como um projeto de extensão, hoje o Centro de Equoterapia do Campus trabalha com o tripé dos Institutos Federais: ensino, pesquisa e extensão:

• No ensino, o Centro oferta cursos de ferrageamento e casqueamento de equinos, promove oficinas teóricas e práticas sobre a Equoterapia, tanto para alunos do Campus quanto para demais entidades estudantis da região, e atua como laboratório de práticas na disciplina eletiva de Introdução à Equoterapia, ministrada pelo professor Marcos Antonio de Oliveira.

• Na área da pesquisa, diversos estudos foram e estão sendo realizados. Os últimos Trabalhos de Conclusão de Curso realizados no Centro foram os das acadêmicas do curso de Zootecnia, Júlia Lazzari (Enriquecimento ambiental como ferramenta para aliviar estereotipias em equinos usados na equoterapia) e Isadora Pastre Posser (Avaliação comportamental e reatividade frente a situações adversas em equinos usados na equoterapia). Ainda, há solicitações para monografias de pós-graduação de estudantes de universidades da região.

• Na extensão, o Centro atende semanalmente cerca de 120 praticantes dos municípios de Sertão (APAE e grupo da Terceira Idade do Distrito de Engenheiro Luiz Englert), Coxilha (APAE), Vila Lângaro (APAE) e Getúlio Vargas (APAE, Lar da Menina, CEDEDICA) para a prática de atividades equoterápicas. As atividades são realizadas sem custo para os praticantes e ocorrem por meio de parcerias entre o Campus e as instituições conveniadas, sendo o Campus responsável pela estrutura física, animais, materiais, servidores e bolsistas responsáveis pelo trato com os animais e a instituição conveniada responsável pelo transporte dos praticantes, organização das equipes multiprofissionais, definição e aplicação das atividades equoterápicas a serem realizadas com cada praticante.

Para o idealizador e coordenador do projeto, professor Marcos Antonio de Oliveira, “completar 7 anos de atividades nos enche de orgulho e nos mostra que o sucesso desta iniciativa é resultante de uma construção permanente e ininterrupta de todos aqueles que acreditam que a força do conjunto é mais do que a soma de interesses individuais”.

Ainda, o professor Marcos destaca que “a experiência acumulada colocou o Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do IFRS – Campus Sertão como referência regional e nacional. Prova disso é o número de visitas que o Centro recebe de governantes, profissionais da área da saúde e interessados em abrir novos centros de outras cidades da região”.

Sobre a Equoterapia: A equoterapia une as técnicas de equitação e de atividades equestres com a finalidade de reabilitar e de socializar as pessoas com limitações e/ou deficiências. Os atendimentos ocorrem por meio de uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, equitadores, auxiliares e professor de educação física.

Sobre o Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do IFRS – Campus Sertão: O Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo possui oito animais treinados e saudáveis, os quais são avaliados semanalmente pela médica veterinária Jamile Sada, servidora do IFRS – Campus Sertão. O projeto conta com o apoio da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE/Brasil), das Cabanhas Butiá, Figueira, San Clemente e demais criadores que disponibilizam os animais para as práticas equoterápicas. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 3345-8058.