Centro de Equoterapia do Campus recebe profissionais de Chapada para um dia de formação

Integrantes da APAE, da Escola da Floresta Olho da Coruja (EFOC) e da Prefeitura Municipal de Chapada visitaram o Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do Campus Sertão na terça-feira, dia 19/07. A visita teve a finalidade de ampliar o conhecimento sobre Equoterapia para a equipe que está engajada na implementação de um projeto na área em Chapada.

A comitiva dos visitantes foi composta pela diretora da EMEE Espaço Criador – APAE e equoterapeuta Franciele Ângela Schaeffer Signori, pela vice-diretora Ângela Bertotti Dewes, pela professora e equoterapeuta Cristiane Theissen, pelo equitador e diretor da EFOC Adroaldo Sturmer, pela psicóloga Dalice da Silva Soares, pelo educador físico Alessandro Jorge, pela fonoaudióloga Gabriela Elis Damian, pela monitora e estudante de fisioterapia Verônica Luísa Ritter Martins, pelo monitor e estudante de história Ricardo Gauer, pelo motorista Erasmo Carlos Ferreto e pela arquiteta da Prefeitura de Chapada Amanda Schirmer.

O coordenador do Centro, Marcos Antonio de Oliveira, recebeu o grupo no início da manhã e ministrou uma formação sobre equoterapia, explicando o funcionamento do projeto no Campus. Na oportunidade, reforçou que o Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo preza pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pois além de prestar atendimentos à comunidade regional, também oferece cursos e formações na área, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas. Acompanharam a visita os bolsistas do projeto.

De acordo com a equoterapeuta e diretora da EMEE Espaço Criador – APAE de Chapada, Franciele Ângela Schaeffer Signori, o município está iniciando um projeto de equoterapia numa parceria com a APAE e a Escola da Floresta Olho da Coruja (EFOC). “No início do ano, o professor Marcos palestrou em um evento organizado pela UFSM em Palmeira das Missões sobre Equoterapia e nós estávamos lá presentes na condição de ouvintes. Depois da palestra fomos conversar com o professor Marcos que nos convidou a ir conhecer o Centro de Equoterapia do Campus“, conta.

– Gostamos muito de conhecer o trabalho desenvolvido por vocês, bem como os profissionais, a proposta diferenciada, os cavalos e o espaço, que é muito bom. Também queremos criar um Centro de Equoterapia, melhorando e ampliando nosso Projeto. Com certeza voltamos de Sertão ainda mais engajados e motivados com a proposta da Equoterapia. Queremos agradecer ao professor Marcos, ao Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo, ao Campus Sertão e a toda equipe pelo ótimo trabalho que desenvolvem junto a comunidade e região, comenta Franciele.

As atividades do Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do Campus Sertão podem ser acompanhadas nas redes sociais pelo link @equoterapia.ifrssertao.