Candidatos fazem prova do Processo Seletivo 2019/1 do IFRS

Uma garoa fina recepcionou os candidatos aos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Agropecuária e em Manutenção e Suporte em Informática na manhã de domingo, 02/12, no Campus Sertão. Candidatos e muitos pais que vieram acompanhá-los se abrigaram nos toldos instalados entre os prédios até chegar o horário de abertura das portas das salas de prova, às 8 horas. A prova teve início às 8h30min e contou com 40 questões objetivas. Pela manhã, 438 candidatos realizaram a prova.

Aos 15 anos, a candidata ao curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio Eduarda Brito de Oliveira, de Marau, fez sua primeira prova de seleção. A ansiedade dela e dos pais que a acompanhavam era grande. “Eu conheci mais o curso quando o pessoal do campus foi divulgar o processo seletivo na minha escola. Muitos da turma se interessaram e a gente fez uma visita ao Campus. Aí eu tive certeza que queria fazer a seleção”, conta Eduarda.

Enquanto os filhos respondiam as questões, os familiares foram conduzidos ao auditório do Campus para orientações sobre a matrícula e sobre a participação no Edital nº 58-2018 – Auxílios estudantis do período letivo de 2019 A equipe do Departamento de Assistência Estudantil explicou sobre as informações do edital, esclareceu dúvidas e também realizou inscrições para residência e semirresidência estudantil.

À tarde, foram aplicadas as provas para o curso técnico subsequente ao Ensino Médio em Agropecuária e para os cursos superiores: Agronomia, Zootecnia, Licenciatura em Ciências Biológicas, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Gestão Ambiental. A abertura dos portões foi às 13h30min e a prova teve início às 14 horas. Os 306 inscritos para os cursos superiores responderam 45 questões e fizeram uma redação. Já os 58 candidatos para o curso técnico subsequente responderam uma prova objetiva de 40 questões.

Muitos rostos conhecidos aguardavam para entrar no local de provas: estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio que buscavam ingressar nos cursos superiores do Campus. É o caso de Willian Gambin e João Matias Giacomin, que aguardavam a hora da prova na companhia de um grande grupo de colegas. Willian, que fez o curso Técnico em Agropecuária para ajudar na propriedade dos pais, agora busca aprovação no curso de Agronomia. “Pretendo seguir na mesma área, continuar auxiliando em casa, mas também atuar profissionalmente”, conta.

A escolha do candidato João Matias foi pelo curso de Zootecnia. “Minha família tem uma cabanha e o curso de Zootecnia vai contribuir muito para o cuidado dos animais”, comenta. João diz ter se preparado, feito o curso Pré-IFRS e o simulado, mas destaca que “ser estudante do curso Técnico em Agropecuária já é um ótimo preparo”.

Parte dos candidatos aos cursos superiores e subsequente que optou por utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – não precisou realizar a prova neste domingo. O preenchimento das vagas nos cursos subsequentes e superiores foi 50% pela nota do ENEM e 50% pela prova do Processo Seletivo.

A divulgação dos resultados do Processo Seletivo e das orientações para a matrícula ocorre no dia 21/12.