Campus Sertão tem dois trabalhos entre os destaques do 8º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

Estão divulgados os Destaques do 8º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS. Dois trabalhos do Campus Sertão estão entre os destaques do 12º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict).

O trabalho Efeito sinérgico na associação de gufosinate e carfentrazone no controle de Ambrosia artemisiifolia, apresentado pelo bolsista Alisson Matias Hahn, sob coordenação do professor Dr. Anderson Luis Nunes; e o trabalho Biologia reprodutiva de Tropaeolum pentaphyllum Lam. (Tropaeolaceae), apresentado pela bolsista Angela Julia Dorn, sob a coordenação da professora Drª Juliana Márcia Rogalski, conquistaram a distinção. Os estudantes autores dos trabalhos receberão certificado de destaque.

De acordo com o professor Dr. Anderson Luis Nunes, a maioria das atividades desenvolvidas pelo grupo trabalho são voltadas para resolver problemas da agricultura brasileira. O trabalho premiado foi liderado pelo bolsista Alisson Matias Hahn que há alguns anos desenvolve atividades dentro do grupo. Para o professor, “essa conquista reflete o grau de dedicação do bolsista e do grupo que dá suporte em todas as atividades. Estamos felizes com essa conquista”. Nunes destaca, ainda, que “receber esta conquista, entre tantos trabalhos de qualidade que foram apresentados, nos motiva cada vez mais a realizar pesquisas de qualidade no IFRS”.

Já o bolsista Alisson Matias Hahn comenta que ficou muito contente por ser escolhido como destaque no evento. “É o reconhecimento dos esforços do grupo, pois todas as atividades são desempenhadas em conjunto. Também contamos com apoio do professor Anderson Nunes que nos acompanha em nossa caminhada acadêmica e está sempre disposto a nos transmitir seus conhecimentos”, acrescenta.

A docente Juliana Rogalski diz que ficou muito feliz com a conquista da Angela. “Ela é uma aluna muito dedicada e comprometida com a pesquisa”, conta. Segundo ela, o projeto é com uma espécie ameaçada de extinção, a Tropaeolum pentaphyllum, conhecida popularmente como crem. O objetivo do projeto é conhecer a biologia reprodutiva da espécie, assim como a produção de tubérculos por sementes. “Foram obtidos vários resultados, os quais foram publicados em artigos na área. Além disso, foi obtida germinação de sementes acima de 90%, o que é muito alto para espécie, visto que faz banco de sementes e possui tegumento duro”, destaca a docente.

Angela Julia Dorn, bolsista do projeto coordenado por Juliana, comenta que “foi muito gratificante receber a premiação de destaque por meio da apresentação, pois a mesma reforça o envolvimento e organização do grupo frente às pesquisas realizadas e o esforço empregado para adquirir e transmitir o conhecimento sobre a espécie para a comunidade”.  Ela também agradece ao IFRS pela realização do evento, “que possibilitou que eu representasse o grupo de pesquisa coordenado pela Professora Dra. Juliana Marcia Rogalski, apresentando os experimentos realizados com a espécie nativa e ameaçada, Tropaeolum pentaphyllum Lam. (crem)”.