Campus Sertão sedia capacitação da Emater sobre secagem e armazenagem de grãos e celebra parceria na reestruturação de silo

Uma parceria entre o Campus Sertão e a EMATER possibilitou a reestruturação da Unidade de Recebimento de Grãos e Beneficiamento de Sementes do Campus no ano de 2021. O projeto de reestruturação foi desenvolvido pela EMATER e esta parceria também resultou numa capacitação para produtores rurais do município e estudantes do Campus na manhã de sexta-feira, dia 27 de outubro. A palestra “Secagem e armazenagem de grãos” foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo da EMATER Carlos Alberto Angonese no auditório do prédio administrativo, a partir das 9 horas. Após a palestra, os participantes conheceram o silo do Campus, readequado de acordo com todas as novas recomendações técnicas e indicado como modelo pelos extensionistas da EMATER.

O evento contou com a presença da gerente regional da EMATER, Fernanda Tacca Angonese, do extensionista Gilmar Boeira e do chefe do Escritório Municipal da EMATER Edgar Frank, os quais foram recepcionados pelo Diretor de Extensão Sergiomar Theisen, pelo Diretor de Administração e Planejamento Leandro Colombelli e pela equipe do Departamento de Produção Agropecuária, Ivone Taderka e Dagmar Tamanho (diretor). Na oportunidade, foi instalada uma placa que marca a parceria entre o Campus e a EMATER na obra de readequação do silo.

Sobre a reestruturação da Unidade de Recebimento de Grãos e Beneficiamento de Sementes do Campus Sertão

O silo do Campus permaneceu mais de 12 anos inativo. A reforma para reestruturação teve início no segundo semestre de 2020 e foi finalizada em abril de 2021, quando já começou a receber a safra de milho da própria instituição. A reforma da estrutura incluiu a substituição do telhado, a adequação de portas, pintura, e melhorias nos quatro silos para armazenagem de grãos com instalação de sistema de secagem dos grãos no próprio silo através de motoventiladores. Foram reformados ainda os equipamentos como elevadores, máquinas de pré-limpeza e limpeza, mesa densimétrica e roscas transportadoras de grãos, e instalados novos motoventiladores para secagem de grãos.

Após a reforma, a Unidade passou a ter capacidade de armazenagem de mais de 250 toneladas de grãos, atendendo, assim, toda demandado Campus para recebimento, classificação, secagem e armazenamento do milho, utilizado apara consumo interno na alimentação animal. Além disso, e o mais importante é que a atual estrutura irá proporcionar aos alunos vivenciarem no próprio campus todo o processo.