Campus Sertão recebe estudantes dos cursos da área de alimentos do Campus Erechim para oficina de cromatografia

Na noite de quinta-feira, 27/06, o Campus Sertão promoveu uma oficina de cromatografia voltada para os estudantes dos cursos da área de Alimentos do Campus Erechim. A atividade fez parte da VIII Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos e VIII Semana Técnica de Alimentos do Campus Erechim e foi ministrada pela química Denise Bilibio do Campus Sertão no Núcleo de Experimentação e Estudos Analíticos. A oficina proporcionou aperfeiçoamento técnico no método físico-químico de separação de elementos.

Segundo o professor Odivan Zanella, que acompanhou os estudantes do Campus Erechim e já atuou como docente no Campus Sertão, a realização de oficinas é crucial para fortalecer a formação técnica, prática e teórica dos estudantes, preparando-os tanto para o mercado de trabalho quanto para a realização de pesquisas científicas. “Ofertar uma oficina de cromatografia para os estudantes dos cursos de Alimentos é essencial para identificação e quantificação de compostos, o desenvolvimento de habilidades práticas, o conhecimento de equipamentos e atualizações tecnológicas, a preparação profissional e ainda para fomentar a pesquisa”, afirmou.

O Campus Sertão foi escolhido para sediar a oficina devido à infraestrutura, a qual, na opinião de Zanella, proporciona um ambiente adequado para a aprendizagem prática e teórica. Além disso, a parceria de longa data entre os campi Sertão e Erechim foi um fator determinante. “A experiência do Núcleo de Experimentação e Estudos Analíticos (NEEA) do Campus Sertão, que há 10 anos desenvolve pesquisas e oferece oportunidades de aprendizado aos estudantes, também contribuiu para a escolha do local”, apontou o docente.

A técnica administrativa Denise Bilibio destaca que “foi muito gratificante poder compartilhar experiências e mostrar o que construímos durante esses anos”.