Geral
Campus recebe Caravana Nacional da Educação Sanitária
O Campus Sertão recebeu a 7ª edição da Caravana da Educação Sanitária, promovida pelo Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O evento teve como tema “Merenda escolar: do campo à escola, é preciso cuidar!” e buscou debater a qualidade e a segurança dos alimentos servidos nas escolas.
A iniciativa reuniu instituições de ensino, órgãos públicos, cooperativas, produtores, trabalhadores rurais, técnicos agropecuários e agricultores familiares de municípios de Sertão, Carazinho, Casca, Marau, Passo Fundo, São Domingos do Sul e Vila Maria.
A caravana promoveu treinamentos e capacitações de multiplicadores, junto com atividades de ensino e aprendizagem para esses diferentes públicos.
O Campus Sertão recebeu a caravana nos dias 20, 21 e 22 de agosto, realizando atividades com estudantes do 1º, 2º e 3º anos do curso Técnicos em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, do curso Técnico em Agropecuária subsequente, dos cursos superiores e de servidores que trabalham diretamente com a aquisição de produtos para a merenda escolar. Os professores Welington Zanini e Gabriel Almeida Aguiar e a estudante Yasmim Lira de Oliveira foram os agentes da caravana no campus e realizaram uma capacitação de dois dias na Receita Federal em Passo Fundo para auxiliar na condução das atividades e replicar os conhecimentos sobre o tema. O objetivo foi a promoção de práticas seguras e sustentáveis na produção de alimentos e a orientação sobre a fiscalização para garantir que os alimentos cheguem com segurança até os consumidores.
De acordo com Zanini, o egresso do campus e atual servidor do MAPA, Lucas Karlinski, fez o convite à Instituição para participar da caravana. Para o professor Gabriel, a participação do campus foi uma oportunidade de estender o debate sobre o tema com os estudantes, em sua maioria, filhos de agricultores familiares que mantêm agroindústrias ou comercializam a produção de alimentos. “A missão da caravana é ampliar a conscientização sobre a importância da qualidade alimentar e poder realizar este debate com nossos estudantes foi algo enriquecedor”, avalia Zanini.
As dinâmicas com os estudantes ocorreram na quarta e quinta-feira. No encerramento, na manhã de sexta-feira, além de estudantes também participaram servidores do campus que trabalham com a aquisição de alimentos e funcionários da Secretaria Municipal da Educação de Sertão, incluindo a secretária Iovana Bernieri.
Nos três dias, estiveram no campus pela caravana os fiscais do MAPA Stefan Ludwig Schirmer Richter e Maria Goretti Borcath de Andrade, além da fiscal da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), Heloisa Alves Melo.