Campus Sertão realiza oficina de Ultimate Frisbee em parceria com o IFFAR – Campus Santo Augusto

O Campus Sertão realizou uma oficina de Ultimate Frisbee ministrada pelo professor Luciano de Almeida do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) – Campus Santo Augusto na tarde de terça-feira, 15 de agosto. A atividade faz parte do projeto de extensão “IFRISBEE: conhecendo e praticando o Ultimate Frisbee na escola” do Campus Santo Augusto, que tem como objetivo divulgar, conhecer e estimular a prática do Ultimate Frisbee, promovendo o desenvolvimento esportivo e do espírito de jogo entre os estudantes. Participaram da oficina os estudantes do primeiro ano do curso Técnico em Agropecuária – Integrado ao Ensino Médio e os professores de Educação Física do Campus Sertão Larissa Wagner Zanella e Affonso Manoel Righi Lang.

O Ultimate Frisbee é um esporte praticado com um disco e nasceu numa fábrica de tortas americana chamada Frisbie’s. Os funcionários ficavam brincando de arremessar a forma de torta um para o outro, daí nasceu o Frisbee. Jogado em um campo cujas medidas são 100 metros de comprimento por 37 metros de largura o objetivo do jogo é chegar com o disco na zona de gol que ficam localizados nas metas do campo, ou seja, é como fazer um ponto no Futebol Americano.

Conforme Luciano de Almeida, o projeto, que teve sua primeira edição realizada entre agosto e dezembro de 2022, já percorreu diversas escolas municipais e estaduais de Santo Augusto, proporcionando oficinas itinerantes e culminando no 1º Festival de Ultimate Frisbee do município. Em 2023, o projeto expandiu seu alcance, incluindo oficinas em diversos campi do IFFAR, IFRS e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), totalizando 14 oficinas itinerantes até o momento.

Luciano destaca que o esporte valoriza o espírito de fair play e a colaboração entre os participantes e tem se mostrado uma excelente ferramenta educacional. “Acreditamos que o Ultimate Frisbee deveria estar presente no currículo escolar e nas aulas de Educação Física devido ao seu grande potencial educativo, uma vez que é um esporte que não possui árbitros e é autorregulado pelos participantes, algo que estimula a comunicação interpessoal, a resolução de possíveis conflitos e, principalmente, o espírito de jogo”, aponta.

Este é o único esporte no mundo que não possui árbitros. As regras que existem servem como um guia para a prática do jogo e nunca são violadas intencionalmente pelos jogadores, pois existe um código de honra e respeito mútuo entre todos.

As próximas oficinas estão agendadas para o mês de agosto, com a 9ª edição ocorrendo no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus São Miguel do Oeste, seguida pela 10ª edição na Escola Municipal Caminhos do Saber, em Boa Vista do Buricá, ea 11ª edição na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa, em Ijuí.