Geral
Campus Sertão integra comissão organizadora de evento nacional que reúne saberes tradicionais e ciência para debater plantas bioativas e homeopatia
Entre os dias 11 e 13 de junho de 2025, o Campus Sertão esteve envolvido na organização do IX Seminário Regional de Plantas Bioativas e Homeopatia e a VI Jornada Sul-Brasileira de Pesquisa em Plantas Medicinais e Homeopatia em Passo Fundo. Os eventos ocorreram de forma híbrida, com atividades presenciais nos dias 11 e 12, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF), e programação totalmente online no dia 13. O professor Adriano Michel integrou a Comissão Organizadora do evento e o Campus contou com um espaço de divulgação no espaço da Feira Alternativa Integral Sustentável.
Na solenidade de abertura, realizada na manhã de quarta-feira, 11 de junho, o diretor-geral do Campus, Clever Variani, integrou a mesa de autoridades formada por representantes de todas as entidades organizadoras do evento e destacou a relevância da programação. A apresentação artística ficou a cargo do CTG Tropeiros da Cultura do Campus, que apresentou danças tradicionais gaúchas sob a coordenação do servidor Dagmar Pedro Tamanho.
O evento
Com o tema “Cultura e Ciência em Sinergia: Saúde e Saberes Compartilhados”, a programação buscou promover a troca de experiências sobre o uso de plantas bioativas e práticas homeopáticas aplicadas à saúde humana, animal e vegetal. Os eventos valorizaram a integração entre saberes tradicionais e a pesquisa científica, com foco na sustentabilidade ambiental, no bem-estar comunitário e no respeito à diversidade cultural.
Durante os três dias, o público pôde acompanhar uma ampla gama de atividades, como palestras, painéis, oficinas temáticas, rodas de conversa e apresentações culturais. Destaque para a tradicional Feira Alternativa Integral Sustentável, que valorizou empreendimentos voltados à produção e comercialização de produtos naturais e artesanais, além do Espaço do Cuidado, onde foram oferecidas vivências terapêuticas com profissionais especializados em técnicas como reiki, constelação familiar, medicina tradicional chinesa, yoga, entre outras.
Entre os palestrantes, estiveram presentes nomes de referência, como o professor Ricardo Monezi, pesquisador em práticas integrativas aplicadas à oncologia, e o engenheiro agrônomo Mateus Mello, que abordou a aplicação da homeopatia na saúde dos cultivos agrícolas. Também participaram representantes de povos indígenas, como os Kaingang, que compartilharam seus saberes ancestrais por meio de oficinas e vivências.
As oficinas temáticas, divididas em duas edições diárias, abordaram temas diversos, como aromaterapia, produção de mudas, medicina veterinária com enfoque homeopático, ginecologia natural, culinária fitoterápica, autocuidado, agroecologia, e práticas integrativas como bodytalk, meditação e yoga. Oficinas virtuais também foram disponibilizadas, ampliando o alcance da programação.
A sexta edição da Jornada Sul-Brasileira incluiu ainda a apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência, com resumos publicados nos anais do evento. A programação do último dia foi dedicada à modalidade online, com palestra do professor Fabrício Rossi, vice-presidente da Associação Brasileira de Homeopatia na Agricultura e Ambiente (Abhama), e para as discussões sobre políticas públicas de práticas integrativas no Rio Grande do Sul.
Além do intercâmbio acadêmico, o evento promoveu a conexão entre saúde, cultura e meio ambiente, consolidando-se como um espaço de formação, articulação e fortalecimento de práticas integrativas e sustentáveis.
- Foto: UPF
- Foto: UPF
- Foto: UPF