Geral
Campus sedia Seminário Regional sobre Políticas Públicas para a Agricultura Familiar
O Campus Sertão recebeu, na terça-feira (09 de dezembro), o Seminário Regional de Políticas Públicas para a Agricultura Familiar e Empresarial da Região de Erechim/RS. O evento reuniu técnicos, secretários municipais de agricultura, agentes financeiros, representantes de cooperativas e lideranças regionais numa programação formativa realizada no auditório José Leocyr Dornelles Minussi.
Promovido pela Emater/RS-Ascar e instituições públicas da região, o seminário proporcionou momentos de atualização técnica e debate sobre programas governamentais voltados ao desenvolvimento rural. O evento integrou o Seminário de Cooperativismo e Mercado Institucional de Alimentos, que contou com a presença de representantes regionais da Emater de Erechim e Passo Fundo, além de lideranças do Ministério do Desenvolvimento Agrário, prefeituras e cooperativas locais.
A abertura contou com a participação de autoridades locais e regionais, entre elas o prefeito de Sertão, Homero Forchesatto; representantes da Emater/RS-Ascar; lideranças municipais; cooperativas; além do coordenador do Departamento de Extensão Dagmar Pedro Tamanho e do diretor-geral do Campus, Clever Variani.
Temáticas abordadas
A programação contemplou assuntos centrais para agricultores familiares e gestores municipais, como o CAF – Cadastro Nacional da Agricultura Familiar.
Apresentado pelo extensionista Frederico Modri Neto, o painel destacou a importância do CAF como porta de entrada para políticas de comercialização, infraestrutura e acesso ao crédito. Também foram explicados requisitos, beneficiários e documentos necessários para o cadastramento.
O extensionista Laerth Gresele Suszek tratou sobre enquadramento, limites de financiamento, taxas de juros e subsídios disponíveis para diferentes perfis de produtores (Crédito Rural – Pronaf, Pronamp e demais linhas).
A política de aquisição de imóveis rurais voltada a agricultores, operacionalizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário em parceria com a Emater/RS-Ascar, também esteve entre os temas em destaque.
Os extensionistas Patrícia Fogaça Fernandes e Cleunir Paris apresentaram as oportunidades de venda institucional por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), fundamentais para garantir renda ao agricultor familiar e abastecimento de alimentos saudáveis às escolas públicas.



