Geral
Campus realiza novo pregão para o serviço de monitoramento da qualidade da água
Com o encerramento do prazo de cinco anos do contrato para os serviços de tratamento, controle e monitoramento da qualidade da água de consumo e de monitoramento da água na saída da Estação de Tratamento de Efluentes, o Campus Sertão realizou um novo pregão neste semestre para a continuidade da ação. No dia 15 de setembro, os servidores do Departamento de Administração e Planejamento e da área de fiscalização técnica do Campus Sertão reuniram-se com Adonis Alan Betiato, representante e responsável técnico da empresa vencedora do pregão, a Lacua – Sistemas de Tratamento de Água e Saneamento LTDA .
O abastecimento de água para consumo no Campus é realizado a partir da captação de água subterrânea de quatro poços pertencentes à Instituição, caracterizando-se dentro da legislação vigente (Anexo XX, da Portaria de Consolidação nº 5 de 2017, alterado pela Portaria GM/MS no 888/2021) como uma solução alternativa coletiva de abastecimento de água (SAC).
O tratamento e controle da água potável é realizado seguindo os pressupostos da legislação. Para isso, o Campus possui contrato com empresa terceirizada que realiza o tratamento da água e também controle mensal com fornecimento de análise física, química e microbiológica (da água na saída do tratamento e no ponto de consumo para os quatro poços). Além destes controles por empresa terceirizada, o Campus realiza análises semanais de controle interno, no Laboratório de Análises de Água e Efluentes. Todas análises que são realizadas em laboratório externo e interno apresentam resultados dentro do padrão de potabilidade estabelecido pela legislação, ou seja, caracterizando a água como própria para consumo humano.