Início do conteúdo

Campus participa do III Desafio Criativo do IFRS


Ideias plurais com um objetivo comum: ajudar a comunidade a enfrentar consequências da pandemia de Covid-19. Foram cinco produtos ou serviços propostos por estudantes do IFRS que aceitaram o convite de passar por duas semanas intensas, participando do III Desafio Criativo, nesta edição em formato totalmente virtual.

Trabalhando em quatro turnos (manhã, tarde, noite e madrugada), os 35 estudantes de diferentes campi do IFRS tiveram o apoio de 20 mentores e 50 especialistas, além da Comissão Organizadora do evento. Durante o período de Desafio, os organizadores contabilizaram mais de 10 mil mensagens trocadas nos grupos e canais de discussão da plataforma utilizada (a Rocket.Chat) e várias videoconferências nas equipes. Foram aproximadamente cem vídeos produzidos entre estudantes e especialistas.

A atividade teve início no dia 13 de maio e o encerramento foi realizado nesta quarta-feira, 27 de maio de 2020, em uma plataforma online (foto), com a apresentação das soluções pensadas e prototipadas pelas equipes. Cada equipe realizou dez entregas durante os 15 dias, até chegar à solução final: alternativas inovadoras, mas simples e de baixo custo.

A Equipe Acesso foi composta por 3 mentoras, professora Maísa Helena Brum (Campus Sertão), professora Márcia Amaral Corrêa Ughini Villarroel (Campus Sertão), pedagoga Greicimara Ferrari Ferrari (Pró-Reitoria de Ensino) e pelos alunos Pedro Afonso Machado Nunes (TMSI – Campus Sertão), Rildon Hora Alves dos Santos (Agronomia – Campus Sertão), Samuel Jansen (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Campus Canoas) e Vinicius dos Santos Vieira (Pedagogia – Campus Vacaria). A equipe propôs como problema a ser resolvido no Desafio: “Como ampliar o acesso e a interação entre docentes e estudantes do ensino médio integrado em contexto de trabalho remoto nos Institutos Federais?”. Para isto, pensou em duas soluções:

1) Criação de uma sala de aula virtual, por meio do Facebook – os docentes seguem tendo autonomia na elaboração de suas aulas, contando com a possibilidade de comunicação síncrona com aulas virtuais no Facebook;

2) Criar um perfil de resposta automática, um bot (na linguagem da informática) no WhatsApp que permita fazer pesquisas na internet sem custo, considerando os planos que possuem apenas acesso ilimitado ao Whatsapp. Este “bot” foi desenvolvido, principalmente, pelo aluno Pedro Nunes (TMSI – Campus Sertão), o qual desenvolveu toda a programação da ferramenta.

Essas soluções foram pensadas a partir de um acesso sem custos à internet, visto que essas ferramentas, nas plataformas WhatsApp e Facebook não contabilizam o uso de dados de rede, o que propicia o acesso ao ensino aos alunos que não dispõem de WiFi ou possuem uma internet de dados limitada.

>>> Confira os vídeos de apresentação das soluções propostas por cada equipe:

– Equipe Acesso:

Como democratizar o acesso ao ensino público de qualidade em condições de trabalho remoto nos Institutos Federais? 

– Equipe Coronanews:

Como levar informações concretas à população acerca do COVID-19, em meio às fake news?

– Equipe conexão solidária:

Como enfrentar a saudade e as dificuldades encontradas em ajudar as pessoas a distância?

– Equipe Mesh Solutions:

Como integrar redes sociais de microempresários  para auxiliar e ensinar a interagir com seus clientes, assim como ampliar suas estratégias de negócio e divulgação do seu trabalho?

– Equipe Motiveduca:

Como repaginar uma plataforma conhecida, mas pouco utilizada, que é o Moodle, a partir da liberação de funcionalidades que são pouco exploradas, tornando mais atrativo para os professores, e por consequência, para os alunos?

 

> Confira ainda o vídeo de encerramento do III Desafio Criativo, elaborado pela Coordenação do evento

 

Informações: Comunicação do IFRS e professora Maísa Helena Brum (Campus Sertão)

Fim do conteúdo