Campus oferta Residência Estudantil aos Estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Entre os benefícios ofertados aos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFRS – Campus Sertão, estão a Residência e a Semirresidência Estudantil.

Entende-se por Residência Estudantil o local disponibilizado pela Instituição para a residência do/a estudante no Campus e por Semirresidência Estudantil o local disponibilizado pela Instituição onde o/a estudante pode realizar sua higiene pessoal e a guarda de pertences, não sendo permitida a pernoite.

Ambas modalidades (Residência e Semirresidência) são vinculadas à matrícula do/a estudante para fins de concessão,  ficando sua manutenção condicionada ao cumprimento do  Regulamento de conduta para estudantes residentes e semirresidentes (atualizado). O Departamento de Assistência Estudantil (DAE), junto da Comissão Disciplinar, poderá decidir, a qualquer tempo, sobre a perda deste benefício.

Os pais e/ou responsáveis legais e estudantes terão responsabilidade por manter e zelar pelos bens móveis e imóveis da Residência ou Semirresidência, respondendo por qualquer dano causado durante o período em que o/a estudante estiver na Instituição.

Para concorrer a Residência Estudantil o/a estudante deverá atender à critérios obrigatórios, como:

• Idade inferior a 18 anos, com exceção à estudantes indígenas e quilombolas; e
  • Não ter domicílio familiar na área urbana do município de Sertão, Coxilha, Passo Fundo, Estação e Getúlio Vargas, municípios estes que possuem linhas de ônibus regulares com o Campus Sertão.

E à critérios prioritários:

• Estudante e/ou grupo familiar incluído em Programas Sociais (devendo apresentar cópia de comprovante de Cadastro Único e/ou Bolsa Família); e
  • Estudantes indígenas; quilombolas; ou com necessidade educacional específica devendo apresentar comprovação, conforme legislação vigente.

A classificação se dá a partir da avaliação dos critérios obrigatórios e prioritários pela Coordenação de Assistência Estudantil e Coordenação da Residência Estudantil do Campus. Os/as estudantes selecionados/as no processo seletivo e não contemplados/as com a Residência Estudantil terão direito à Semirresidência.

Destaca-se que não há custos à Residência ou  Semirresidência Estudantil. Contudo, os beneficiados deverão providenciar itens pessoais necessários à sua permanência no Campus.

São itens obrigatórios para o acesso e permanência na residência estudantil:

• Armário em MDF com espessura mínima de 15 mm em todas as partes do corpo do armário, fixado através de parafusos, fundo com 10 mm, na cor branca, com 50 cm de largura, 50 cm de profundidade e 210 cm de altura, com 1 porta, 04 prateleiras (proporcionalmente divididas) e estrutura para manter fechado com cadeado, a ser utilizado para a guarda dos pertences do estudante;
  • Lastro em madeira para cama de solteiro, com medidas aproximadas de 180 cm de comprimento, 80 cm de largura e espessura mínima de 15 mm;
  • Um colchão de solteiro;
  • Roupas de cama, banho e itens de uso pessoal.

É obrigatório para o/a estudante do Curso Técnico em Agropecuária ter acesso e permanecer na semiresidência estudantil:

• Um armário branco, em MDF, com espessura mínima de 15 mm em todas as partes do corpo deste, nas dimensões:  50 cm de largura x 50 cm de profundidade x 210 cm de altura, com porta e estrutura para manter fechado com cadeado.

Ainda, todos os estudantes do Curso Técnico em Agropecuária deverão contar com:

• Jaleco branco, em algodão, de mangas longas, para uso em aulas práticas em laboratórios;
  • Jaleco em sarja, de mangas longas, para atividades práticas agropecuárias; e
  • Calça em sarja, para atividades práticas agropecuárias.

E, os estudantes do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática deverão contar com: