Início do conteúdo

Campus no 39º SEURS


Apresentação de Vitória

Nesta manhã, discentes do Campus Sertão apresentaram trabalhos no 39º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS).

A discente Vitória Marina Trainoti, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, apresentou o Projeto Peçonhentos e Venenosos: extensão universitária sobre animais de interesse médico, orientado pela professora Luciani Figueiredo Santin, com a coautoria de Pedro Henrique Tibola da Silva, também do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Amanda Gorrosterrazú e Fermino Graboski, ambos do curso de Bacharelado em Zootecnia.

A apresentação de Vitória é fruto de Projeto de Extensão que tem como objetivo promover a disseminação de conhecimento sobre animais de interesse médico, com ênfase nos acidentes com peçonhentos e venenosos, por meio da interação com a comunidade externa.  Para tanto, a equipe do projeto atua de três formas: ministrando minicursos, online, para estudantes e professores de escolas de ensino básico e superior; divulgações por meio de rede social; e, produção de um guia ilustrado com os principais animais peçonhentos da região norte do estado do Rio Grande do Sul. Conheça mais sobre o projeto acessando: instagram.com/venenosoepeconhento

E, a discente voluntária Patrícia Anzanello, do curso de Bacharelado em Zootecnia, apresentou o trabalho Práticas para melhorias da qualidade e higiene do leite, orientado pela professora Carla V. Diefenbach, com a coautoria da bolsista Hérika Raquel Spagnol, do curso Técnico em Agropecuária, da voluntária Amanda Castelli e da bolsista Júlia Betanin, ambas do curso de Bacharelado em Zootecnia.

O trabalho de Patrícia, fruto de Projeto de Extensão, tem por objetivo avaliar propriedades rurais e auxiliar em questões relativas à qualidade do leite, reconhecendo as principais dificuldades dos produtores para se obter bons parâmetros de higiene e qualidade do leite, levando conhecimentos a respeito das questões abordadas em sala de aula, traçando soluções para os problemas de sanidade do leite e, principalmente, auxiliando na adequação aos quesitos exigidos pela legislação vigente. Destaca-se que nesta edição, devido a pandemia, o projeto foi desenvolvido nas propriedades das próprias discentes (autora e coautoras do estudo).

 

Fim do conteúdo