Campus intensifica treinos e preparativos para sediar etapa da 8ª edição dos jogos do IFRS

Faltando uma semana para o Campus Sertão sediar uma etapa da 8ª edição dos Jogos do IFRS, não são apenas os preparativos quanto à infraestrutura e logística que estão a mil. Os treinos também estão sendo intensificados.

O Campus disputará a competição com equipes femininas e masculinas em todas as modalidades: xadrez, tênis de mesa, atletismo, futsal, handebol, basquete, vôlei e vôlei de praia.

Participantes na etapa de Bento Gonçalves

Na etapa de Bento Gonçalves que está sendo realizada nesta quarta, 21/06, cerca de 20 alunos do Campus Sertão disputam as modalidades Xadrez e Tênis de Mesa. Na etapa de Sertão que ocorre entre 29 de junho e 1º de julho, 35 estudantes do Campus irão participar das disputas de atletismo, basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia. Serão 55 estudantes do Campus participando dos Jogos.

Os treinos estão ocorrendo dentro do Projeto de Ensino “Nunca Joguei” desde a primeira quinzena de março de 2023.  Este ano, além das aulas com os professores Luiz Valério Rossetto (vôlei e handebol), Larissa Wagner Zanella (atletismo) e Affonso Manoel Righi Lang (basquete e futsal), também estão auxiliando o Setor de Esporte e Lazer no projeto de ensino Renata Magarinus e Rodrigo Toniato com a modalidade Xadrez, Gilberto Takechi e Darlei Cecconello com tênis de mesa e Ana Letícia Franzon com o vôlei de praia.

Conforme o professor Affonso Lang, “as expectativas são as melhores possíveis em relação às experiências que um evento do tamanho do JIFRS proporciona aos alunos”. Para o docente, “além da participação, a ideia de vivenciar situações que possibilitem experenciar aprendizagens desenvolvidas nas aulas em relação a parte técnica, tática, físicas e psicológicas, potencializam, em nosso entendimento, a possibilidade de ensino e aprendizagem voltadas para a especificidade da Educação Física e desenvolvimento de sujeitos críticos e autônomos”. Lang acrescenta que as equipes procuram não criar expectativas quanto aos resultados, “mas temos ciência da tradição que o Campus desenvolveu nos últimos anos”.

Sobre os Jogos do IFRS

Esta é a 8ª edição dos Jogos do IFRS, evento voltado aos estudantes nascidos com até 19 anos de idade. Será realizada em duas etapas, nos campi Bento Gonçalves e Sertão.

Os atletas vencedores das diferentes modalidades dos Jogos do IFRS participarão dos Jogos Regionais dos Institutos Federais 2023, em Blumenau/SC, de 29 de agosto a 1º de setembro. Quem vencer na etapa regional vai para os Jogos Nacionais, de 23 a 27 de outubro, em Fortaleza/CE.

Os Jogos do IFRS são organizados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e dos professores de educação física dos campi.

📝 Confira onde fica cada espaço do Campus Sertão: