Início do conteúdo

Campus dá boas-vindas aos estudantes do Partiu IF


O Campus Sertão realizou na noite de quarta-feira, 23 de abril, a solenidade de abertura do Partiu IF 2025, programa nacional que visa ampliar as oportunidades de acesso de estudantes da rede pública à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O evento, realizado no Auditório Leocyr Dornelles Minussi, contou com a presença de autoridades institucionais, representantes municipais, estudantes e seus familiares.

Foram convidados a compor a mesa: o pró-reitor de Ensino do IFRS, Fábio Azambuja Marçal; a chefe do Departamento de Extensão do IFRS, Luciani Figueiredo Santin; o diretor-geral do Campus Sertão, professor Clever Variani; o coordenador local do Partiu IF no campus, Rodrigo Ferronato Beatrici; a diretora de Ensino, Naiara Miotto Menino; a coordenadora de Extensão substituta Ivone Taderka; o vice-prefeito, de Sertão Fernando Luís de Souza; as secretárias municipais de educação Iovana Isabel Bernieri (Sertão) e Tâniela De Cesaro (Coxilha); e as diretoras das escolas envolvidas, Iúrica Limbergher Dalla Nora (da Escola Municipal João Antônio De Col), Flávia Rossatto Novelli (da Escola Estadual Bandeirantes), Rose Perin (da Escola Estadual Engenheiro Luiz Englert) e Ediana Mazutti (da Escola Municipal Pantaleão Thomaz, de Coxilha).

A programação teve início às 19h, com um coffee break de recepção e a exibição de um vídeo com depoimentos de ex-alunos do campus, resgatando memórias e destacando a importância da instituição na trajetória educacional de seus estudantes.

O professor Clever Variani, Diretor-Geral do Campus Sertão, conduziu a aula inaugural intitulada “Conhecendo o Campus Sertão”, na qual apresentou a história, estrutura e potencialidades da unidade.

Rodrigo Ferronato Beatrici, responsável local pelo programa, apresentou o cronograma de aulas e o funcionamento pedagógico do curso. As aulas ocorrerão nas segundas e quartas-feiras à noite  e a previsão de conclusão é novembro de 2025.

Noite de entusiasmo e expectativa

A estudante Brenda Mertz, da Escola Municipal Pantaleão Thomaz, de Coxilha, já conhecia o campus e estava empolgada para início das aulas. “Espero aprender mais e fazer novas amizades”, contou. A mãe da estudante, Maria Mertz, acompanhou Brenda na aula inaugural e disse esperar que a filha aproveite a oportunidade e, sobretudo, goste das aulas. E foi justamente esse o conselho do vice-prefeito de Sertão, Fernando Luís de Souza: aproveitar a oportunidade. Fernando é ex-aluno do campus e destacou que a instituição “abre muitas portas”.

O coordenador do programa no campus, Rodrigo Ferronato Beatrici, enfatizou que a primeira turma do PartiuIF “conseguiu o feito histórico de atingir metade dos estudantes do 9º ano dos municípios de Sertão e Coxilha”. Para ele, a adesão é consequência do apoio e do trabalho das prefeituras, secretarias de educação e diretoras das escolas envolvidas.

O pró-reitor de Ensino do IFRS, Fábio Azambuja Marçal; a chefe do Departamento de Extensão do IFRS, Luciani Figueiredo Santin; e o diretor-geral do Campus Sertão, Clever Variani; deram as boas vindas aos estudantes e colocaram o Instituto e o campus à disposição dos estudantes, das famílias e dos municípios. “Que vocês sejam muito felizes aqui no Campus Sertão. Ficaremos honrados se optarem por continuar seus estudos no IFRS”, convidou Fábio.

Sobre o programa

Instituído pela Portaria MEC nº 1.169/2024, o Partiu IF é uma iniciativa do Ministério da Educação, coordenada pelas secretarias SECADI e SETEC, e oferece 26 mil vagas em todo o país. No IFRS, 680 estudantes serão atendidos por meio da abertura de turmas nos 17 campi da instituição, com um investimento total de R$ 2.752.120,00.

No Campus Sertão, a turma é composta por 40 estudantes do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas dos municípios de Sertão e Coxilha. O programa visa fortalecer as aprendizagens em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, além de ofertar atividades de acompanhamento acadêmico e orientação escolar.

Fim do conteúdo