Início do conteúdo

Campus conta com 3 usinas de geração de energia solar fotovoltaica


O Campus Sertão finalizou a instalação de 3 usinas de energia solar fotovoltaica*, com a colocação de 136 placas nos prédios A13 e A14.

A conversão da energia solar em elétrica, além de reduzir o impacto ambiental, proporcionará a redução das faturas de energia elétrica do Campus. Nos próximos meses, será possível verificar a economia gerada, sendo que a produção das usinas depende da potência do sistema de energia fotovoltaico instalado, das perdas ocasionadas por sombreamento e de outros fatores, como o valor da tarifa de consumo aplicada.

Nesse primeiro momento, com as 3 usinas, será possível gerar energia apenas para parte da instituição; contudo, o Campus está empenhado em conseguir a instalação de mais placas a fim de atender toda a demanda institucional.

Ainda no que se refere ao tema, o Diretor de Administração e Planejamento, Leandro Colombelli, destaca que o Campus Sertão está participando da Chamada Pública SPF/PEE-CPFL ENERGIA 001/2021, do Programa de Eficiência Energética das distribuidoras do grupo CPFL-ENERGIA, com o propósito da troca de 2.358 lâmpadas e luminárias de LED, na Modalidade sem repasse, fundo perdido.

*O IFRS recebeu R$ 1.322.132,02 de recursos extra-orçamentários da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação, para a instalação de 18 usinas de energia solar fotovoltaica, divididas em sete campi. Com as 18 usinas instaladas, o IFRS poderá evitar a emissão de cerca de 101 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano.

Fotos: David Peres da Rosa

Fim do conteúdo