Biblioteca dispõe de materiais acessíveis para deficientes visuais

Livros de literatura ou técnicos, em português ou idioma estrangeiro, físicos ou virtuais.
Os livros são para todos os públicos! Todos mesmo!
A Biblioteca Mario Quintana dispõe no seu acervo cerca 80 unidades desses materiais. São livros e revistas em Braile, ampliado e audiolivros.

O Bibliotecário Víctor Gonçalves explica que: “Esses formatos de livros são importantes para minimizar as barreiras na comunicação e aprendizagem das pessoas com qualquer grau de deficiência de visão. Permitem que o deficiente visual tenha uma experiência de leitura e acesso à informação”.

As revistas são publicadas por institutos para deficientes visuais e pelo Instituto Benjamin Constant (Ministério da Educação).

Além do acervo físico, Victor destaca que há, na biblioteca digital,  23 mil títulos acessíveis em formato de áudio: “A biblioteca dispõe de leitor virtual para o acervo digital”. Para conhecer, basta acessar: biblioteca.ifrs.edu.br/pergamum_ifrs. Os livros em formato PDF ou E-pub podem ser lidos através de programas de leitura.

Qualquer dúvida, entre em contato com a Biblioteca Mário Quintana: [email protected]

Saiba mais sobre acessibilidade no  IFRS:
Centro Tecnológico de Acessibilidade do IFRS