Artigo sobre o Projeto “Shark Tank TMSI” é destaque no IV Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica

No dia 29 de agosto de 2023, o  artigo intitulado “PROJETO SHARK TANK TMSI: Uma experiência de Aprendizagem Baseada em Projetos com estudantes de ensino médio integrado” foi apresentado no IV Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica, realizado no Campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Os autores Cheila Graciela Gobbo Bombana, Patrícia Nascimento da Silva, Gabriel Paniz Patzer e Eloi da Rosa Soares destacam que foco principal do artigo foi relatar o processo de implementação do projeto “Shark Tank TMSI”. Além disso, os autores buscaram identificar as possíveis contribuições dessa abordagem para o desenvolvimento de habilidades técnicas e competências pessoais em estudantes do ensino médio integrado.

O projeto baseou-se na metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos. Segundo Bacich e Moran (2018), essa metodologia envolve os alunos em tarefas e desafios práticos que os levam a resolver problemas do mundo real, incentivando a tomada de decisões individuais e em equipe. Além disso, a abordagem promove o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, habilidades essenciais para o século XXI.

Uma das etapas cruciais do projeto foi a criação de protótipos de produtos idealizados pelos estudantes. De acordo com Pressman (2015), a prototipação é um processo fundamental para testar e validar conceitos, funcionalidades e design antes do desenvolvimento completo de um produto. Essa abordagem permitiu aos alunos aplicar conhecimentos técnicos e desenvolver habilidades e competências pessoais e interpessoais.

“O IV Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica proporcionou um espaço valioso para a disseminação das práticas educacionais inovadoras adotadas pelo IFRS. O artigo “PROJETO SHARK TANK TMSI” trouxe à luz a importância de promover a aprendizagem por meio de projetos, destacando o compromisso do instituto em preparar seus alunos para os desafios do mundo contemporâneo”, opinam os autores, os quais acrescentem que “o evento reforçou o papel central das instituições de ensino na formação de profissionais não apenas tecnicamente qualificados, mas também criativos, críticos e capazes de trabalhar colaborativamente”.