Alunos do IFRS – Campus Sertão são selecionados para participarem de importante evento de Astronomia e Astrofísica

A Comissão Organizadora da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), divulgou a relação dos alunos convidados para participarem da seletiva de formação das equipes nacionais para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021.

A OBA 2020 aconteceu no último mês de novembro – de forma virtual – e o Campus Sertão teve um total de 11 alunos de 1º e 2º anos do ensino médio participando. Destes, cinco obtiveram nota igual ou superior a 7,0 e foram convidados para a próxima fase. São eles:

• Bruno Leandro Gehring Schreiner – medalha de ouro
  • Eduarda Segatti Três – medalha de prata
  • Gabriel Otto Gehring Schreiner – medalha de bronze
  • Gabrieli Granja Brandalise – medalha de bronze
  • Gláuber Barbacovi Ribeiro – medalha de bronze
A Olimpíada Brasileira de Astronomia:

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio, em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

Os alunos inscritos realizam uma prova sobre Astronomia e Astronáutica em suas próprias instituições. Os que obtiveram notas iguais ou maiores que 7,0, são convidados   participarem das seletivas nacionais, cujo objetivo é formar equipes representativas do país para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e Olimpíada Latino Americana de  Astronomia e Astronáutica. Esta primeira etapa consistirá de 3 provas online que acontecerão  nos meses de janeiro e fevereiro e serão selecionados 150 estudantes para o treinamento final, que poderá acontecer de forma presencial no Rio de Janeiro.

A edição deste ano, em todos os níveis, teve aproximadamente 220 mil participantes de todos os estados brasileiros, dentre escolas públicas e particulares, e de uma escola do Japão.

Também é importante ressaltar que medalhistas de olimpíadas estudantis têm a possibilidade  de ingressar diretamente em universidade sem a necessidade de vestibular e/ou ENEM. Esta  prática é bastante comum em diversos países e começou no Brasil há poucos anos.  Atualmente, excelentes universidades como USP, Unicamp e UNESP oferecem vagas para  medalhistas estudantis. A tendência é que a ação se expanda nos próximos anos para outras universidades de renome no país.

Boa sorte Bruno, Eduarda, Gabriel, Gabrieli e Gláuber!