Aliando a teoria com a prática

Na manhã de 02 de julho, no Auditório Central, ocorreu o ato de encerramento da disciplina de Prática Integradora, do nono semestre do curso de Agronomia.

A abertura do evento foi realizada pelo Diretor-geral, professor Odair José Spenthof, que agradeceu a presença dos estudantes e dos agricultores, destacando que o Campus precisa estar a serviço da sociedade e que a disciplina de Prática Integradora cumpre esse papel ao atuar em uma situação concreta (a propriedade rural), onde os estudantes, orientados por professores, analisam a realidade e recomendam ações úteis.

Na ocasião, o Presidente do Conselho Municipal de Agricultura, engenheiro agrônomo Mayron Bispo, cumprimentando a todos, ressaltou o bom resultado da parceria com o IFRS – Campus Sertão e agradeceu ao curso de Agronomia pelo trabalho que vem desenvolvendo.

Já o Coordenador do curso de Agronomia, professor Clovis Dalri Marcolin, elogiou o trabalho dos professores Clever Variani, Getúlio Jorge Estefanello Júnior, Marcia Aparecida Smaniotto e Welington Rogério Zanini (ministrantes da disciplina), agradeceu os agricultores e parabenizou os estudantes, chamando-os para apresentarem seus trabalhos.

Os discentes expuseram as análises realizadas nas propriedades de Claudiomiro Della Vechia, Nilseu Langaro, Juarez Gobo e Paulo Egídio Dagostini, relatando o diagnóstico das propriedades e apresentando as recomendações técnicas efetuadas. Encerrando, entregaram às famílias o relatório final do trabalho, junto de uma orquídea.

Sobre a disciplina de Prática Integradora: Integrante do currículo do nono semestre do curso de Agronomia, a disciplina de Prática Integradora ensaia a vivência, o diálogo e a reflexão com os agricultores, bem como exercita a capacidade de integrar teoria e prática, qualificando o educando para ingressar no estágio supervisionado e obrigatório do décimo e último semestre.

Sobre o curso de Agronomia: O Bacharelado em Agronomia do IFRS – Campus Sertão tem como objetivo formar profissionais com um amplo conhecimento na área tecnológica, humana e do meio ambiente. O curso possui enfoque ampliado e multifacetado do desenvolvimento, que expõem os diferentes vieses do desenvolvimento sustentável: agrícola, agrário, não‐agrícola, social, econômico, ecológico, cultural e tantos outros. Saiba mais em: ifrs.edu.br/sertao/cursos/

Fotos: Roberto Sander