Acolhida cidadã: importância da permanência e êxito é discutida com estudantes

As ações dos núcleos de ações afirmativas do Campus Sertão – NEABI, NAPNE e NEPGS – para a permanência e êxito dos estudantes foram apresentadas durante a Acolhida cidadã, evento promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) em parceria com o projeto Oficinas permanentes – arte e diversidade, coordenado pela docente e membra do NEABI Lilian Cláudia Xavier Cordeiro, na noite de quarta-feira, 03/04, no auditório José Leocyr Dornelles Minussi. Conforme um dos idealizadores da ação, o coordenador do NEABI do Campus, professor Leandro da Silva Friedrich, além de falar do papel dos núcleos, a ideia foi aproximá-los dos estudantes.

Estudantes e egressos do Campus foram convidados a participar e a deixar um depoimento sobre sua passagem pela Instituição e o apoio dos núcleos nesse período. A estudante do curso Técnico em Comércio modalidade PROEJA, Eva Daniele Lopes da Silva de Souza, da comunidade quilombola da Arvinha (Sertão), destacou que a vivência diária é o que faz resistir. “A gente não pode desistir de ser quem a gente quer ser e alcançar nossos objetivos. Que a nossa luta seja todo dia, que a gente não venha a ser racista ou preconceituoso, mas que a gente seja, sim, antirracista e contra o preconceito, e que a gente não ache normal algumas piadas ou brincadeiras, ou uma olhada diferente”, opinou.

Lívia Vieira da Silva, acadêmica do 3º semestre do curso de Bacharelado em Agronomia, comentou sobre as dificuldades enfrentadas. “Falaram que é difícil encontrar uma pessoa negra na Agronomia. Então, vamos fazer diferente e vamos lá na Agronomia. Pronto! Estou aqui”, disse.

Para a egressa do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, Silvana Senhgrá Joaquim, atualmente servidora do Estado como professora da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Kynóka Caetano (Sertão/RS), “os pais são espelhos para seus filhos”. Em seu depoimento, incentivou os estudantes: “estudem, pois portas vão se abrir”.

O egresso do curso Técnico em Agropecuária e servidor técnico administrativo do Campus Sertão, Darci Emiliano, relembrou que “para vocês estarem aqui, para nós estarmos aqui, alguém teve que lutar por vocês”.

Na opinião do atual coordenador do NEABI, Leandro da Silva Friedrich, “proporcionar espaços como esses é importante para o fortalecimento do Núcleo e, especialmente, da força estudantil em relação aos seus direitos. Acho essenciais esses relatos dos nossos estudantes egressos para mostrar aos alunos que a educação transforma vidas e abre muitas portas. Relatos dos nossos atuais estudantes também são muito importantes, inclusive para nós, enquanto servidores, (re)pensarmos nossas ações”.

Após os relatos, foi realizada uma confraternização em frente à nova sala dos núcleos, localizada no prédio central, e promovido um varal solidário com a doação de peças de roupas e calçados.