Acadêmica do Campus tem trabalho premiado no 29° Congresso Brasileiro da Zootecnia

A acadêmica do curso de Zootecnia Taynah C. F. Monteiro teve sua pesquisa “Jovens rurais estudantes das ciências agrárias, sucessão geracional e ação docente” eleita como o melhor trabalho, do Eixo de Ensino e Extensão Rural, no 29° Congresso Brasileiro da Zootecnia, ocorrido de 13 a 16 de agosto, em Uberaba/MG, e foi premiada com uma credencial para participar da 62ª Edição do London International Youth Science Forum (LIYSF), em 2020.

O trabalho, orientado pela professora Raquel Breitenbach, foi desenvolvido no Campus durante o mês de maio de 2019 e teve como objetivo avaliar, por meio de um questionário fechado, o quanto os docentes dos cursos de Ciências Agrárias do Campus influenciavam os discentes na decisão de retornarem para suas propriedades e sucederem seus pais nas atividades agropecuárias; bem como, de investigar qual era a visão dos educadores em relação a permanência do jovem no campo.

Além do trabalho premiado, outros cinco estudos de autoria de acadêmicos da Zootecnia do Campus foram apresentados no 29° Congresso Brasileiro da Zootecnia:

• Analise estratégica do setor produtivo do leite no Rio Grande do Sul. Apresentado por Gabriela Roselen. Orientado pela professora Raquel Breitenbach;
  • Avaliação do efeito do hormônio estrogênio sobre metabolismo de zebrafish. Apresentado por Renata Affeldt. Orientado pela professora Rosilene Kaizer Perin;
  • Desmame precoce de bezerras leiteiras submetidas a diferentes ofertadas de leite. Apresentado por Taynah C. F. Monteiro. Orientado pela professora Juliana dos Santos;
  • Influência dos dias em lactação sobre a produção, qualidade e composição dos sólidos do leite. Apresentado por Cleimar Grespan. Orientado pela professora Juliana dos Santos; e
  • Perfil de propriedades rurais e aspectos que influenciam a qualidade do leite no Noroeste Rio Grandense. Apresentado por Darlan Dirings Cesca. Orientado pela professora Carla Diefenbach.

Sobre o London International Youth Science Forum (LIYSF): O Fórum Internacional de Ciências da Juventude de Londres (LIYSF) é um evento estudantil residencial de duas semanas no Imperial College London & The Royal Geographical Society, com demonstrações de palestras de cientistas renomados, visitas a laboratórios e universidades de classe mundial combinadas com interação cultural, com 500 estudantes. Veja mais AQUI.

Sobre o curso de Zootecnia: O curso de Zootecnia do IFRS – Campus Sertão tem como objetivo formar profissionais e cidadãos competentes, conscientes e capacitados para solucionar problemas na sua área de atuação, estimulando a produção animal e de alimentos, compreendendo as novas tecnologias, respeitando o ambiente e se inserindo no contexto social como indivíduos transformadores. Além disso, pretende formar Zootecnistas habilitados para o trabalho em grandes sistemas produtivos e em sistemas de produção familiar, aliando a capacidade produtiva à demanda do mercado, mantendo a qualidade e a biodiversidade do meio ambiente e proporcionando, ao produtor, à sua família e à sociedade, bem-estar e qualidade de vida. Saiba mais AQUI.