Aberto o período de inscrições dos campi para a IV Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais

Estão abertas, até 18 de julho de 2021, as inscrições para a IV Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif). O evento, que acontece anualmente desde 2018, pelo segundo ano consecutivo será completamente remoto, devido à pandemia de Covid-19.

A inscrição de cada campus deve ser feita, unicamente, por um servidor da escola que ficará responsável pela olimpíada, chamado coordenador local da OMIF. Poderão participar estudantes regularmente matriculados no ensino técnico integrado ao ensino médio – incluindo a modalidade Proeja – das instituições da Rede Federal. Mais informações estão disponíveis no site https://omif.muz.ifsuldeminas.edu.br/pt/.

A Omif 2021 ocorrerá com as duas fases costumeiras, porém apenas na primeira fase será realizada uma prova on-line. A segunda fase será um evento on-line com palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais, entre outras ações, através de canais de comunicação como o Youtube e o Meet.

A prova da 1ª fase será realizada no formato on-line no dia 19 de setembro de 2021, entre 14h e 20h (horário de Brasília). Será objetiva, contendo 21 questões com cinco alternativas cada. Os alunos que participarem serão ranqueados conforme suas notas. Serão concedidos certificados em formato digital referentes à premiação de medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa.  O evento da segunda fase ocorrerá entre os dias 22 e 24 de outubro. Para mais informações acesse o regulamento.

Assista ao vídeo de lançamento

Em 2019 (foto), a Omif contou com a participação de 230 campi da Rede Federal, totalizando mais de 16.300 alunos na primeira fase.