Abertas as inscrições para a Febrace 2021

Os jovens cientistas matriculados nos cursos técnicos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) já podem se inscrever e submeter trabalhos na 19ª edição da mostra de projetos da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), maior evento do gênero no país. Os projetos podem ser submetidos até o dia 30 de novembro de 2020, pelo site da Feira, utilizando o sistema de submissão eletrônica.

A Febrace tem o objetivo de despertar o interesse dos estudantes do ensino básico pelas disciplinas científicas e de engenharia. Isso por meio do desenvolvimento de projetos de ciências investigativos, realizados pelos próprios jovens.

Para edição 2021, a Febrace está preparando sua mostra de projetos no formato virtual entre os dias 15 e 27 de março. Os estudantes terão a oportunidade de apresentar seus projetos para professores e pesquisadores, participar de palestras e expor suas ideias ao público por meio da mostra virtual de projetos, diretamente de casa.

Entenda a Febrace

Podem participar estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio ou técnico de instituições públicas e privadas de todo o Brasil, que tenham no máximo 20 anos, com projetos individuais, ou em grupos de até 3 pessoas, e com participação obrigatória de um professor orientador. Os projetos submetidos devem enquadrar-se nas áreas das Ciências (Exatas, da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias.

Nessa primeira etapa de seleção serão escolhidos cerca de 300 finalistas para participarem da mostra 2021. Os critérios utilizados são: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; maneira como foram levantados os dados e conduzido o projeto; profundidade da pesquisa e clareza de apresentação na documentação do projeto.

Durante a mostra, os estudantes são avaliados por um corpo de professores mestres e doutores, que identificam os primeiros, segundos, terceiros e quartos lugares de cada categoria, estes são contemplados com troféus, medalhas, certificados, estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em outras feiras nacionais e internacionais.

O grande destaque fica para o prêmio da Society for Science, que oferece credencial para os estudantes de 9 projetos selecionados representarem o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a ISEF (Internacional Science and Engineering Fair), que em 2021 tem previsão de ser realizada no mês de maio, nos Estados Unidos.

Sobre a Febrace

Promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli-USP, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica (fundamental, média e técnica), e seus principais objetivos são estimular novas vocações em Ciências e Engenharia e induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

Na última edição, em março de 2020, a Febrace envolveu mais de 66.000 estudantes de 27 Unidades da Federação, que desenvolveram projetos investigativos e os submeteram diretamente ou através de uma das 123 feiras afiliadas. O evento, realizado virtualmente em função da pandemia, contou com a participação de 761 estudantes finalistas acompanhados por 510 professores orientadores/coorientadores.

Mais informações na página da Feira. Acesse