Geral
Mutirão do Lixo Eletrônico
Inicia dia 01 de junho a Edição 2019 do Mutirão do Lixo Eletrônico.
Os pontos de coletas, localizados no Campus e nas escolas municipais de Sertão, receberão materiais eletroeletrônicos obsoletos ou sem uso até o dia 30 de junho. Após, a Recycle buscará a arrecadação e se responsabilizará pela adequada destinação ambiental do material.
O Mutirão é realizado anualmente pelo Projeto de Extensão “E-Lixo: ações de descarte, reutilização e educação ambiental” e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Sertão e da empresa Recycle (gestão de resíduos sólidos) de Passo Fundo.
De acordo com Jocelaine Correia da Silva, bolsista do projeto e estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, “O mutirão é uma ação muito importante, pois além dar o destino correto para os materiais eletroeletrônicos, ajuda na conscientização da comunidade sobre essa problemática e, ainda, contribui com a preservação do meio ambiente”.
Marlon Hiuri Gonçalves, também estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e bolsista do projeto, declarou “Sou novato ainda, entretanto a participação no projeto E-Lixo tem superado minhas expectativas. Na minha opinião, é essencial um projeto como esse para o IFRS, pois todos devem compreender sobre as possibilidades de descarte e reutilização de lixo eletrônico.”
Destaca-se que na Edição de 2018 do Mutirão do Lixo Eletrônico foram arrecadados 5.031 quilos de e-lixo, sendo os equipamentos em funcionamento doados para pessoas que não querem ou que não tem condições de comprar.
*O Projeto de Extensão “E-Lixo: ações de descarte, reutilização e educação ambiental”, coordenado pela Professora Lis Ângela De Bortoli, tem o objetivo de conscientizar a comunidade sobre o problema ambiental gerado pelo desfazimento inadequado do lixo eletrônico e de orientar para o adequado descarte. Além do Mutirão do Lixo Eletrônico, o projeto conta com a aplicação de jogos educativos, confecção de arte com sucata eletrônica e exposições do E-Museu (museu itinerante de eletroeletrônicos).
Fotos: Lis Ângela De Bortoli