Geral
Acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas visitam Laboratório de Geologia da UFFS
Para conhecer a composição e a formação de rochas e minerais, com ênfase na geologia regional, os acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Sertão Elisane Lorenço Neitzke e Gabriela Cristina Lins Superti participaram de uma visita técnica ao Laboratório de Geologia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no Campus Erechim, na quinta-feira, 16 de outubro. A atividade, que integrou os conteúdos da disciplina de Geologia, foi coordenada pelo professor Alexei Nowatzki, com o apoio do professor Leandro da Silva Friedrich. O grupo foi recebido pelo professor José Mario L. M. Costa, do curso de Geografia da UFFS, que conduziu a visita ao laboratório, apresentando sua estrutura e o acervo de amostras de minerais e rochas.
De acordo com o professor Alexei, o objetivo da atividade foi consolidar, na prática, os conhecimentos teóricos sobre a composição e a formação de rochas e minerais, com ênfase na geologia regional. Durante o encontro, foram promovidas discussões sobre os diferentes tipos de minerais e rochas, destacando sua relação direta com a formação dos solos. Na visita, foi enfatizado que, no norte do Rio Grande do Sul, os relevos predominantes são de origem vulcânica e dão origem a solos de elevada fertilidade natural – fator determinante para a intensa atividade agrícola da região.
O professor Leandro também ressaltou a importância da química para a compreensão dos estudos em mineralogia. Ele explicou que a composição química e a estrutura atômica determinam as propriedades físicas e químicas de cada mineral, sendo que estas informações são fundamentais para sua correta identificação e classificação.
Essa abordagem interdisciplinar permitiu aos acadêmicos compreenderem a importância do conhecimento geológico para a interpretação de diversos temas estudados nas Ciências Biológicas.